ALERTA!

Contaminação com soda cáustica e risco fatal: A proibição da ANVISA contra marca popular queridinha

13/07/2024 às 0h26

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
ANVISA (Foto: Reprodução / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária barrou mais uma marca bastante consumida pelos consumidores e que apresenta risco fatal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável pelo controle de qualidade e segurança de muitos produtos no Brasil. Assim, a autarquia é uma grande amiga de todos e sempre está em ação cravando novos regulamentos.

Dessa vez, falaremos sobre a proibição da autarquia contra marca de suco de caixinha popular que acabou sendo arrancas das prateleiras dos mercados, por apresentar riscos à saúde do consumidor devido em sua composição apresentar soda cáustica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca em questão trata-se da Ades, ao qual foi envolvida em uma polêmica no ano de 2013, que na ocisão, a empresa pertencia a Unilever. A Anvisa acabou encontrando um lote de suco envasado com a substância em sua composição.

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

É importante destacar que, a Ades é uma grande conhecida de todos, principalmente pelos suquinhos de caixa deliciosos e que fazem a alegria de milhões. Segundo o Gshow, da Globo, o produto pode ajudar na melhora do colesterol e, consequentemente, na saúde do coração, além de auxiliar na redução dos índices de osteoporose.

Porém, apesar dos benefícios presentes em seu consumo, a companhia foi irregular diante da fabricação do seu produto, ocasionando sérios riscos há alguns clientes. Isso porque, de conforme reportado pelo G1, o momento negativo para a empresa se deu após uma mulher passar mal depois de ingerir um copo de suco da sua marca, em Guarujá, São Paulo.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Airton Sinto, advogado da vítima, na época do acontecida, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Com a realização do exame, foi possível identificar o produto de limpeza tóxico na composição.

Segundo a fonte, a falha da empresa foi detectado no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã (Lote AGB 25) que, por sua vez, foi envasado no equipamento TBA3G no dia 25/02/2013 com validade até 22/12/2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento apresentou que o PH (Potencial Hidrogeniônico), ou índice de alcalinidade do produto, era de nada menos que 13,5, número que corresponde à soda cáustica. Dito isso, a ANVISA agiu rápido e determinou de forma imediata a proibição da fabricação, venda, comercialização e consumo dos lotes contaminados.

Conforme divulgado pela Unilever, 96 unidades da Ades, sabor maçã, foram envasadas com a solução de limpeza, no entanto, a fabricante alertou toda a clientela sobre o risco. Além disso, a empresa foi rápida e recolheu os lote afetados de forma voluntária.

PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA

Na ocasião, a Unilever emitiu um comunicado em nota oficial expondo que o problema de qualidade “limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre”.

Ainda, a companhia deixou claro que apenas o lote de suco de caixinha mencionado foi o afetado. “Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo”, disse.

A Unilever ainda pediu desculpas pelo constrangimento. “Desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de Ades, uma das marcas mais queridas do Brasil”, finalizou.

SITUAÇÃO AGORA

Após o acontecido, a Ades seguiu com suas atividades normalmente e até o momento, não se envolveu mais em polêmicas com seus produtos. Atualmente, a Coca-cola é a dona da marca da caixinha de suco.

O que a ANVISA faz?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Ades
Anvisa
caixa de suco
Unilever

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.