ALERTA!
Contaminação com soda cáustica e risco fatal: A proibição da ANVISA contra marca popular queridinha
13/07/2024 às 0h26
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária barrou mais uma marca bastante consumida pelos consumidores e que apresenta risco fatal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável pelo controle de qualidade e segurança de muitos produtos no Brasil. Assim, a autarquia é uma grande amiga de todos e sempre está em ação cravando novos regulamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, falaremos sobre a proibição da autarquia contra marca de suco de caixinha popular que acabou sendo arrancas das prateleiras dos mercados, por apresentar riscos à saúde do consumidor devido em sua composição apresentar soda cáustica.
A marca em questão trata-se da Ades, ao qual foi envolvida em uma polêmica no ano de 2013, que na ocisão, a empresa pertencia a Unilever. A Anvisa acabou encontrando um lote de suco envasado com a substância em sua composição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que, a Ades é uma grande conhecida de todos, principalmente pelos suquinhos de caixa deliciosos e que fazem a alegria de milhões. Segundo o Gshow, da Globo, o produto pode ajudar na melhora do colesterol e, consequentemente, na saúde do coração, além de auxiliar na redução dos índices de osteoporose.
Porém, apesar dos benefícios presentes em seu consumo, a companhia foi irregular diante da fabricação do seu produto, ocasionando sérios riscos há alguns clientes. Isso porque, de conforme reportado pelo G1, o momento negativo para a empresa se deu após uma mulher passar mal depois de ingerir um copo de suco da sua marca, em Guarujá, São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Airton Sinto, advogado da vítima, na época do acontecida, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Com a realização do exame, foi possível identificar o produto de limpeza tóxico na composição.
Segundo a fonte, a falha da empresa foi detectado no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã (Lote AGB 25) que, por sua vez, foi envasado no equipamento TBA3G no dia 25/02/2013 com validade até 22/12/2013.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
O documento apresentou que o PH (Potencial Hidrogeniônico), ou índice de alcalinidade do produto, era de nada menos que 13,5, número que corresponde à soda cáustica. Dito isso, a ANVISA agiu rápido e determinou de forma imediata a proibição da fabricação, venda, comercialização e consumo dos lotes contaminados.
Conforme divulgado pela Unilever, 96 unidades da Ades, sabor maçã, foram envasadas com a solução de limpeza, no entanto, a fabricante alertou toda a clientela sobre o risco. Além disso, a empresa foi rápida e recolheu os lote afetados de forma voluntária.
PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA
Na ocasião, a Unilever emitiu um comunicado em nota oficial expondo que o problema de qualidade “limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre”.
Ainda, a companhia deixou claro que apenas o lote de suco de caixinha mencionado foi o afetado. “Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo”, disse.
A Unilever ainda pediu desculpas pelo constrangimento. “Desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de Ades, uma das marcas mais queridas do Brasil”, finalizou.
SITUAÇÃO AGORA
Após o acontecido, a Ades seguiu com suas atividades normalmente e até o momento, não se envolveu mais em polêmicas com seus produtos. Atualmente, a Coca-cola é a dona da marca da caixinha de suco.
O que a ANVISA faz?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]