O órgão vinculado ao Ministério da Saúde cravou a proibição às pressas contra 9 marcas populares e que mulheres amam; confira os detalhes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos do governo, sendo o grande responsável pelo controle e fiscalização de alguns produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, por exemplo, iremos tratar da proibição contra 9 marcas amadas pelas mulheres.
De acordo com o portal oficial do Governo Federal, via publicação na aba da Imprensa Nacional, em 2018, o órgão proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O item, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não tinha registro ou notificação na agência. Vale dizer que, a falta de registro ainda motivou a proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
É importante destacar que os produtos citados acima são fabricados pela Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. Imediatamente, as empresas promoveram a remoção dos produtos. Ambas proibições se encontram na publicação do dia 19/07/2018 no Diário Oficial da União (DOU).
Depois de apurações sobre os casos, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas sobre o ocorrido. Mas, vale lembrar que, o espaço segue em aberto para que as mencionadas possam expor suas versões dos fatos. Apesar dos produtos seguirem proibidos no Brasil, informações do portal ‘EconoData’ frisa que elas seguem em funcionamento no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, as outras marcas barradas pela ANVISA se tratam de sete tipos de pomadas modeladoras para cabelos. A resolução do cancelamento foi documentada na Resolução nº 138, publicada no Diário Oficial da União em (16) de janeiro de 2023.
A Anvisa frisou que alguns dos produtos já haviam sido alvo de restrições em relação à comercialização e uso. Por meio da nova resolução, não apenas a comercialização, mas a fabricação dos produtos está impedida de acontecer, por risco de queimadura e cegueira. Confira a seguir a lista dos produtos que não podem mais ser fabricados:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
● Risco grave: ANVISA proíbe 2 azeites populares e +1 produto queridinho das donas de casa
- Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli)
- Pomada Black – Essenza Hair (Evolução Indústria de Cosméticos)
- Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids – fixa liss (Evolução Indústria de Cosméticos)
- Pomada Braids Hair (Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli)
- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos (Microfarma Indústria e Comércio)
- Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic (Microfarma Indústria e Comércio)
- Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g (Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos)
- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher (Supernova Indústria, Comércio e Serviços)
Até o momento desta publicação, não foram encontradas notas oficiais das marcas barradas pela AVISA. Todavia, o espaço segue aberto para a mesma expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.