A Agência de Vigilância Sanitária determinou mais uma uma proibição de produto bastante utilizado por milhares de brasileiros mas que apresenta um sério risco a saúde
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) age em prol da segurança da população para proteger os consumidores de possíveis produtos comercializados que apresentem perigo a saúde humana. Assim, a autarquia estabelece decretos de proibições e permissões que garantem um maior bem-estar de todos.
E por falar no órgão, dessa vez iremos trata de um decreto cravado pela autarquia e exposto no Bom Dia Brasil e Jornal Nacional, da Globo, contra produto nº1 por risco de morte. A situação, sem dúvidas, trouxe um estado de alerta extremo para muitas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, no dia 24 de junho deste ano, ambos os jornais notificaram a proibição do uso de fenol pelo órgão. Para quem não conhece, o fenol se trata de uma substância presente em tratamentos estéticos levando um alto risco a vida dos usuários. Geralmente, o produto está em clínicas estéticas, sendo considerado como número um para combate das manchas, rugas ou cicatrizes.
“A Anvisa acaba de proibir venda e uso de produtos a base de fenol, em procedimentos de saúde ou estéticos. A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União e que vai durar enquanto são conduzidas as investigações sob potenciais danos do uso do fenol.”, disse a apresentadora Ana Paula Araújo, do Bom dia Brasil.
Por sua vez, Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, citou que “A Anvisa proibiu o comércio e o uso do fenol para tratamento de saúde e estéticos no país inteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda, de acordo com a Anvisa, a proibição tem caráter temporário, até que dure as investigações sobre os potenciais danos que a substância pode acarretar para quem se submete ao seu uso. Segundo o que foi reportado pelo Jornal Nacional, o produto era usado apenas por dermatologistas que utilizavam o material formulado em farmácias.
Entretanto, com a falta controle a mercadoria passou a ser vendida e comprada por qualquer indivíduo, principalmente pela internet. Com esse cenário, um alto risco para a população foi apresentado, fato esse que gerou a morte de um empresário em São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Henrique Silva Chagas, empresário de 27 anos, perdeu sua vida após a utilização do produto, por meio de um tratamento estético chamado ‘peeling de fenol’, no dia 03 de junho, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o acontecimento, a apuração sobre a utilização do material passou a ser ainda mais rígida, resultando na proibição do uso e venda de forma temporária, com o objetivo de barrar qualquer ameaça a população.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:
Fale com a Ouvidoria:
- Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
- Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
- Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Disque Saúde:
- Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
- Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:
- Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.
Site:
- Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Preencha o formulário online.