A bebida popular e tida como a nº1 de milhões de brasileiros, acabou sendo alvo do órgão do Governo Federal após contaminação e risco fatal
Sem dúvidas, um dos principais órgãos quando o assunto se trata de qualidade de serviços e produtos se trata da ANVISA. O órgão tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária.
Dessa vez, iremos tratar de uma marca popular de cerveja muito querida pelos brasileiros e que acabou sendo alvo de uma proibição da autarquia por conta da contaminação de uma grave bactéria que levou até mesmo alguns consumidores a óbito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de mais nada, é importante dizer que a cerveja é a bebida número 1 do Brasil. O gosto da bebida libera no cérebro a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de recompensa.
No ano de 2020, uma cerveja muito querida foi alvo de uma proibição urgente da ANVISA. No mês de janeiro de 2020, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde, por meio de seu portal oficial, comunicou a interdição das marcas da cerveja da empresa Backer, da cervejaria Três Lobos.
Todas as afetadas possuíam a data de validade de 2020 ou posterior, o que gerou uma grande preocupação nos clientes. Vale frisar que a proibição ocorreu pela comprovação, por meio de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, da contaminação pelas substâncias de monoetilenoglicol e dietilenoglicol. Uma média de 21 lotes de oito marcas estavam com o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A decisão da Agência veio após uma nova divulgação de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, que comprovou a contaminação pelas substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol em 21 lotes de oito marcas diferentes de cerveja da empresa”, disse a Anvisa no dia (17) de janeiro de 2020.
Vale dizer que, a substância barrada pela autarquia é muito usada como solvente para produtos químicos e drogas que não dissolvem em água.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
É importante frisar que, 10 mortes por intoxicação se deram depois do consumo da cerveja. Além disso, milhares de pessoas ficaram internadas na época. Dessa forma, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de todas as cervejas Backer das prateleiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO
“Conforme anunciado na coletiva de imprensa do dia 14 de janeiro, a Backer estruturou uma equipe especializada, que desde ontem atua para prestar assistência e fornecer o apoio necessário aos pacientes e seus familiares. A empresa se solidariza com essas pessoas, compartilha da mesma dor que eles vivem nesse momento, e reforça sua atenção e seu compromisso em disponibilizar todo o suporte necessário para cada um deles.
A Backer está aberta para receber o contato desses familiares sempre que desejarem e continua colaborando com as autoridades e verificando seus processos para contribuir com as investigações e ter respostas quanto antes. O contato exclusivo para os familiares é (31) 3228-8859, de 8h às 17h”, disse a empresa.
CRISE
A Backer chegou a ter a fábrica fechada, sendo proibida de vender e fabricar cervejas, sendo liberada apenas em abril de 2022, de acordo com o portal ‘Guia da Cerveja’. Hoje, a empresa vive uma crise de liquidez, mesmo com a demanda de mercado pelos produtos.
A empresa entrou em recuperação judicial em 2023, quando teve o pedido aceito pelo juiz Adilon Cláver de Resende, da 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte. A marca destacou que a solicitação de recuperação se deve pelos impactos causados pela maior tragédia no segmento cervejeiro do Brasil, ocorrido no final de 2019: a pandemia de Covid-19.
Vale dizer que, enquanto vive uma fase dramática e luta para se reerguer e escapar da falência, a empresa de cerveja segue com a produção da bebida número 1 do Brasil. A ‘Três Lobos’ é uma das queridinhas de milhões de consumidores.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.