Urgente

Risco FATAL e flagra com metal: A proibição da ANVISA contra 6 chocolates às pressas e retirada de mercados

05/06/2024 às 16h45

Por: Rafael Silva
Imagem PreCarregada
Anvisa e chocolates proibidos - Foto Reprodução Internet

Surpreenda-se com 6 chocolates proibidos pela Anvisa, sendo retirado às pressas de mercados, com riscos à saúde

A Anvisa, mais uma vez, cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com uma proibição de 6 marcas populares de chocolates dos mercados, com graves acusações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como todos sabem, o chocolate é um alimento amado pelos brasileiros, e a sua proibição é algo bastante importante de se entender, pois, para algumas pessoas, é algo que não pode faltar no dia a dia, sendo um doce indispensável para todos os momentos.

As informações são do site “consultas.anvisa.gov.br”, o qual informou no dia 26 de março deste ano, que 4 lotes do TOBLERONE CHOCOLATE COM LECHE Y NOUGAT COM MIEL Y ALMENTRAS, da marca Mondelez Brasil, foram recolhidos voluntariamente pela empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações, nos rótulos dos produtos estavam faltando informações em português sobre a presença de alergênicos, lactose e glúten, o que poderia ser um risco fatal para pessoas alérgicas que não pudessem ler o alerta na embalagem.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos, com a venda dos 4 lotes ainda sendo proibida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo as informações, datadas do dia 11 de setembro de 2023, o CHOCOLATE EM PÓ SOLÚVEL 70% CACAU, da marca Guimarães, também teve um dos seus lotes proibido de ser comercializado, pois foi encontrado a presença de cádmio no produto, um metal muito perigoso se consumido.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da Guimarães, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos, mas a proibição, de acordo com o portal, está como vencida, o que confirma que a situação já foi normalizada.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, com dados do dia 26 de julho de 2023, um lote de Cacau em pó 100% e Chocolate em pó 50%, da marca Qualicoco, também foram proibidos de serem comercializados, pois também estavam com a presença de metal fora dos padrões, com cádmio e chumbo nos alimentos.

Conforme foi informado, a Qualicoco não se pronunciou sobre o caso, mas a proibição no portal da Anvisa aparece como vencida, significando que os chocolates podem ser comprados normalmente, com as adequações da Vigilância Sanitária realizadas e sem perigos à saúde.

Anvisa determina um limite de fragmentos para cada alimento (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
Anvisa determina um limite de fragmentos para cada alimento (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Thumbnail Video Youtube

Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?

Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.

Anvisa

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.