PERIGO!

Risco de infarto e intoxicação: ANVISA baixa decreto sem dó e ordena retirada de produto n°1 dos idosos

04/12/2024 às 8h30

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
ANVISA proíbe produto nº1 dos idosos após risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA/Pinterest)

ANVISA baixa decreto e ordena retirada imediata de produto queridinho, principalmente entre os mais idosos, após grave risco de saúde

Com o avanço da idade, cuidar da saúde se torna uma prioridade ainda maior. Para idosos acima dos 60 anos, a suplementação alimentar pode ser uma aliada na manutenção da qualidade de vida, oferecendo nutrientes essenciais para o corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, é fundamental estar atento às regulamentações da ANVISA que frequentemente fiscaliza e restringe produtos irregulares no mercado.

Mesmo porque, essas medidas visam proteger os consumidores de riscos à saúde associados ao consumo de produtos não autorizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando nisso, a partir de um boletim da autarquia, publicado ainda em março de 2024, A equipe especializada em fiscalização do TV Foco, descobriu uma ordem baixada sem dó pela autarquia, cujo qual atingiu um suplemento nº1, principalmente entre idosos.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
ANVISA (Foto: Divulgação/Internet)

Ordem baixada:

A proibição da ANVISA atingiu todos os lotes do Suplemento Alimentar de Lactase em Cápsulas, da marca LACTINEA, fabricado pela empresa Flora Nativa do Brasil LTDA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) em 05/03/2024, foi formalizada pela RESOLUÇÃO nº 868, aonde decretou a proibição do produto mencionado devido à sua fabricação sem o registro obrigatório.

Resolução da ANVISA contra produto da Flora Nativa do Brasil (Foto Reprodução/ANVISA)
Resolução da ANVISA contra produto da Flora Nativa do Brasil (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/ANVISA)

A irregularidade, além de violar diversas regulamentações, incluindo a RDC nº 655/2022 e o Decreto-Lei 986/1969, compromete a segurança do consumidor.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Riscos reais:

O consumo de suplementos alimentares irregulares pode trazer sérias consequências à saúde, especialmente para idosos, que geralmente possuem organismos mais sensíveis. Entre os riscos associados a esses produtos estão:

  • Risco de infarto: Produtos adulterados ou sem controle podem conter substâncias perigosas ao sistema cardiovascular, o que pode ser ainda mais fatal no caso de idosos;
  • Intoxicações diversas: Ingredientes não declarados ou contaminantes podem desencadear reações adversas graves, incluindo intoxicações que afetam órgãos como rins e fígado.
  • Efeitos colaterais desconhecidos: A ausência de registro e testes impede a garantia de segurança e eficácia.

Por isso, é imprescindível que os consumidores sejam criteriosos ao adquirir suplementos alimentares.

Manifestação e situação atual da empresa:

Ao procurar manifestações da empresa mencionada, as mesmas não foram encontradas. Porém, o espaço permanece em aberto, para que ela possa expor a sua versão dos fatos.

Quanto ao produto mencionado, ele consta como não encontrado no site oficial da empresa. Entretanto os demais produtos da mesma permanecem sendo vendidos normalmente.

  • Importância da Flora Nativa do Brasil LTDA: A Flora Nativa do Brasil é uma empresa de suplementação alimentar que tem como objetivo conectar as pessoas aos nutrientes da flora nativa brasileira. A empresa adota políticas sustentáveis, como reciclagem, reaproveitamento de água da chuva e uso de energia solar

Para saber sobre mais casos com a ANVISA, clique aqui*.

Como comprar suplementos com segurança?

Para que você possa comprar suplementos com mais segurança, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Verifique o registro na ANVISA: Antes de comprar, consulte o rótulo do produto e confirme no site da ANVISA se ele possui registro válido;
  • Prefira marcas confiáveis: Opte por fabricantes com histórico de conformidade regulatória e boa reputação no mercado;
  • Compre de fontes seguras: Adquira produtos em farmácias, lojas especializadas ou sites confiáveis;
  • Consulte um profissional de saúde: Antes de iniciar qualquer suplementação, peça orientação ao médico ou nutricionista.

MAS LEMBRE-SE: A saúde é um bem precioso, e adotar medidas preventivas pode evitar complicações graves.

Thumbnail Video Youtube

Anvisa
Enzimas
Perigos de Suplementos
suplementos

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.