Médicos confirmam que Lula, presidente da República, passará por novo procedimento na cabeça
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, se tornou um dos nomes mais comentados em todo o país. Isso porque o filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), terá que realizar nesta quinta-feira (12) um novo procedimento para complementar cirurgia na cabeça feita na última terça (10).
De acordo com o segundo boletim da equipe médica que acompanha o petista, tudo deve acontecer ainda hoje. Além disso, o nome técnico do procedimento é ’embolização da artéria meníngea média’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não acompanhou, o presidente se internou na segunda-feira para retirar um coágulo que se formou na cabeça após ele cair em um acidente doméstico em outubro. Embora a situação tenha causado preocupação, os médicos retiraram o coágulo com sucesso.
Contudo, agora, o novo procedimento visa evitar futuros sangramentos. A equipe médica do político informou que os médicos realizarão o procedimento na manhã desta quinta-feira (12) e que ele deve durar 1h.
Novo procedimento
Em suma, o procedimento é de “baixo risco” e “relativamente simples”. Conforme o que foi publicado, os médicos vão inserir um catéter pela artéria femoral do presidente. Esse catéter vai até a região da cabeça para fechar pequenas artérias locais e evitar novos sangramentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os médicos afirmaram que, por se tratar de uma ação “relativamente simples”, eles não precisarão realizar o procedimento em um centro cirúrgico. Ademais, esse procedimento para complementar a cirurgia já estava previsto desde o dia em que Lula se internou.
É importante destacar que Lula não apresentou sangramento na região da cabeça após a cirurgia. O procedimento é apenas uma precaução para evitar possíveis sangramentos no futuro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: Governo autoriza EXTRA melhor que o 14° salário pra famílias do CadÚnico hoje (11/12) em 4 passos
● Lula sofre de hemorragia cerebral, é internado às pressas e passa por cirurgia de emergência hoje (10)
● Previsão de vidente famosa traz alerta gravíssimo para Lula com risco eminente ainda em novembro
Conforme destacou o G1, o presidente da república está bem, conversando e se alimentando normalmente. Por fim, o procedimento não atrasa a previsão de alta do presidente, que é na semana que vem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com Lula?
O presidente se acidentou no Palácio da Alvorada ao escorregar no banheiro no dia 19 de outubro. Lula havia acabado de chegar de São Paulo, onde participou de compromissos de campanha com o candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), e se preparava para viajar para Rússia, onde participaria o encontro da Cúpula dos Brics.
Pouco antes de cair e se machucar, Lula realizava os últimos preparativos para a viagem que faria neste domingo (20) para Kazan. Inclusive, parte da equipe de apoio da Presidência da República já havia viajado.
Logo após cair, o político de 79 anos precisou ser levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O centro de atendimento fica a 15 minutos de distância do Alvorada.
De acordo com o boletim médico divulgado pela presidência, Lula registrou um “”erimento corto-contuso em região occipital”. Ou seja, ele bateu a parte de trás da cabeça na base do crânio, próximo a junção com a nuca.
Além de ter sofrido uma lesão causada pelo impacto, também teve um corte. No hospital, o presidente passou por exames, recebeu pontos e um curativo. Depois, foi liberado e retornou ao Alvorada.
Conclusão
Lula passará por um novo procedimento médico para complementar a cirurgia realizada na cabeça, após sofrer um acidente doméstico em outubro. O procedimento é considerado de baixo risco e visa evitar futuros sangramentos. Apesar da preocupação inicial, o presidente está se recuperando bem e a previsão de alta permanece para a próxima semana.