Durante exibição do JH, ancora confirma proibição urgente da ANVISA contra itens que podem causar morte de usuários
A relação entre câncer e risco de morte tem sido um tema de preocupação crescente, especialmente em relação aos produtos e substâncias que consumimos regularmente. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso de três itens populares entre as mulheres, levantando debates acalorados sobre os impactos dessa medida na saúde pública.
A confirmação dessas proibições foi discutida recentemente no Jornal Hoje (JH), trazendo à tona questionamentos sobre os riscos associados a esses produtos e a necessidade de regulamentações mais rigorosas para proteger a saúde dos consumidores. Este assunto não apenas destaca a importância da vigilância sanitária, mas também ressalta a urgência de educação e conscientização sobre os potenciais perigos que podem estar presentes em produtos aparentemente inofensivos do cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Anvisa suspende três tipos de próteses de silicones da fabricante Allergan”. Essa foi a chamada do JH que pegou o Brasil de surpresa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender, de forma preventiva, a comercialização, distribuição e uso de três tipos de implantes mamários texturizados da empresa Allergan.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida ocorre após a empresa anunciar o recolhimento voluntário das próteses mamárias e expansores de tecido texturizados Biocell. Isso a pedido da FDA (Food and Drug Administration), agência que regula alimentos e remédios nos Estados Unidos.
O órgão americano constatou que o uso desses implantes está ligado ao risco aumentado de um tipo raro de câncer conhecido como linfoma anaplásico de células grandes associado a implantes de seios (ou BIA-ALCL, na sigla em inglês).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Produtos
Segundo a Anvisa, a medida deve valer para os seguintes produtos e lotes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Natrelle Expansor Tissular Texturizado e Acessórios Allergan (lotes a partir de 25/7/2014)
- Natrelle Implante Mamário Texturizado Allergan (todos os lotes)
- Natrelle Implante Mamário Texturizado Duplo Lúmen e Acessórios Allergan (todos os lotes)
Os produtos fazem parte da ação de recall no Brasil.
O que a empresa falou?
Na época, a Allergan disse discordar veementemente da decisão de restringir o uso de implantes mamários texturizados e de poliuretano na França, uma vez que não foram apresentadas novas evidências científicas. “A Allergan acredita firmemente no perfil de risco/benefício de seus produtos, incluindo todos os implantes mamários texturizados”.
A empresa orientou que cirurgiões não usassem mais os implantes e prometeu fornecer informações e orientação aos clientes sobre como devolver produtos não utilizados. “Aconselhamos os pacientes a falarem com seus médicos sobre os riscos e benefícios do seu tipo de implante, caso tenham alguma preocupação”, informa.