ANVISA acaba de emitir decreto contra sal nº1 da lista de compras das donas de casa após grave risco de retardo mental em crianças entre outros
O sal é um ingrediente mais que essencial na culinária e na conservação de alimentos, o que acaba fazendo dele um item indispensável na rotina das donas de casa.
Também pudera, ele não só realça o sabor das preparações, mas também é uma fonte vital de sódio e iodo, minerais importantes para o funcionamento do organismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, autarquias como a ANVISA, fiscalizam rigorosamente a qualidade do sal, até por ser um alimento tão presente na vida das pessoas.
Inclusive, nem mesmo as marcas renomadas estão isentas de intervenções regulatórias, o que garante a segurança do consumidor.
Acaba de emitir!
Falando nisso, a partir de informações oficiais dos próprios boletins da ANVISA, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco, constatou que no último dia 28 de novembro, a autarquia baixou o facão e retirou um lote do Sal Refinado Iodado União, produzido pela Maranata Indústria e Comércio de Sal LTDA, de circulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o boletim, a RESOLUÇÃO 4.402, publicada no Diário Oficial da União, alega que a decisão foi tomada devido às irregularidades e níveis insatisfatórios de iodo, conforme detalhado abaixo:
- Produto: Sal Refinado Iodado União (lote: 01/24).
- Empresa: Maranata Indústria e Comércio de Sal LTDA.
- CNPJ: 07.991.107/0001-98.
- Endereço: Sit Logradouro, Galpão 02, Zona Rural — Porto do Mangue–RN, CEP 59.668-000.
Manifestações e situação da empresa:
Até o momento, manifestações, bem como notas oficiais da empresa responsável, não foram identificadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção mulheres: ANVISA confirma proibição de 3 condicionadores populares e decreta retirada de lojas
● Alerta de pragas e ANVISA ciente: Globo confirma interdição da Vigilância Sanitária contra nº1 das academias
● Grave risco: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de farinha, carne e +1 produto popular e retira de mercados
Porém, o espaço permanece em aberto, se assim quiser expor a sua versão dos fatos. Além disso, a notificação e proibição da ANVISA atingiu somente os produtos referente ao lote destacado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, os demais produtos da empresa e linhas continuam sendo vendidos normalmente.
Quais riscos o nível insatisfatório de iodo representa?
A deficiência de iodo na dieta pode levar ao desenvolvimento de bócio, uma condição caracterizada pelo aumento da glândula tireoide. Esse problema de saúde pública é particularmente grave em regiões onde o consumo de alimentos iodados é insuficiente, o que acaba culminando em:
- Bócio Endêmico: Inchaço visível no pescoço devido ao aumento da tireoide.
- Retardo mental grave: Durante a gestação e os primeiros anos de vida, níveis baixos de iodo podem comprometer o desenvolvimento cerebral, resultando em déficits cognitivos permanentes em crianças.
- Outros: Fadiga, ganho de peso e dificuldade de concentração.
Sendo assim, a fortificação do sal com iodo é uma estratégia global para prevenir essas condições. Até por isso a fiscalização rigorosa de produtos é essencial para garantir e proteger a saúde da população, especialmente de crianças em fase de desenvolvimento.
Considerações finais:
- A ANVISA retirou do mercado um lote de sal iodado da marca União devido à falta de iodo, substância essencial para o bom funcionamento da tireoide.
- A deficiência de iodo pode causar problemas de saúde graves, como bócio e retardo mental.
- A medida visa proteger a saúde dos consumidores, especialmente crianças em desenvolvimento, e reforça a importância da fiscalização de alimentos.
Mas, para saber sobre outras proibições da ANVISA, clique aqui*.