JOGO DAS CADEIRAS: Após a rival da Americanas encerrar todas as suas atividades, outra marca do setor domina o espaço nos shoppings
E se você pensa que o famoso “jogo de cadeiras” acontece somente na televisão, está muito enganado! No mundo das grandes marcas e corporações isso também ocorre e em uma frequência não tão incomum assim.
Inclusive, podemos dizer, que os desdobramentos e reviravoltas desse meio acabam se comparando a um capítulo de novela das nove, da Globo, ou até mesmo, de uma história de um livro cheio de mistérios …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, mais uma notícia surpreendente acaba de chegar no cenário varejista, deixando milhares completamente embasbacados com a novidade.
Isso porque uma rival da Lojas Americanas, que também não anda nos seus melhores momentos, mal anunciou que encerrou TODAS as suas atividades presenciais e já tem outra concorrente no pedaço, dominando, de certa forma, o espaço da gigante que acaba de dar adeus; A inesquecível Saraiva.
Pois é, apenas para deixar vocês por dentro do assunto, no dia 20 de setembro deste ano, após passar por um momento turbulento, com direito à pedido de falência e dívidas, a Saraiva decidiu fechar TODAS as suas portas, permanecendo somente no mundo virtual do e-commerce*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui
Inclusive, podemos dizer que agora, mais do que nunca, ela esta rivalizando fortemente com a Americanas, uma vez que a “vermelhinha”, favorita dos shoppings, também comercializa livros por meios digitais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aumento do valor do salário mínimo e +1 EXTRA da Caixa: 2 vitórias chegam aos trabalhadores em 2025
● Melhor que 13° e 14° salário: Governo anuncia pagamento EXTRA de R$1.502 em 4 passos em 2025
● Adeus só R$ 1.412: Aposentadoria do INSS, BPC e +5 benefícios garantem reajuste histórico na era Lula
Mas vamos ao que interessa? De acordo com o portal O Globo, uma outra concorrente irá tomar conta dos espaços que, até pouco tempo atrás, era ocupado pela Saraiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Livraria Leitura, que está no mercado desde 1967, inaugurada pela primeira vez em Belo Horizonte vendendo livros novos e usados.
Inclusive, de acordo com o que está escrito em seu próprio portal, ela foi uma das primeiras do Brasil no conceito megastore, que consiste em lojas acima de 1.000 m² e grande variedade de produtos de cultura e entretenimento, idêntico ao modelo de negócio da Saraiva.
Tá dominado
Ainda de acordo com O Globo, a Livraria Leitura fechou contrato para ocupar pelo menos nove shoppings deixados pela Saraiva que, como mencionamos, encerrou o que restava de suas lojas físicas permanentemente.
O movimento é a continuidade de uma estratégia que permitiu ao grupo mineiro ultrapassar cem unidades pelo país justamente preenchendo o espaço deixado pelo ocaso de Saraiva e Cultura.
Veja abaixo o cronograma da abertura:
- Outubro: Serão abertas duas lojas da Leitura em Belém (no Grão Pará e no Boulevard)
- Novembro: Serão abertas as de Niterói (RJ, no Plaza), Fortaleza (Bosque) e Natal (Midway Mall)
- Dezembro: Estão previstas inaugurações em Caxias do Sul (RS, no Villagio), São Paulo (Metrô Tatuapé) e Santo André (SP, no Grand Plaza). No começo do ano que vem, será a vez de Osasco (Super Shopping).
Quais são as projeções da Livraria Leitura?
O Ceo da nova concorrente, Marcus Teles, cujo irmão fundou a primeira unidade da Leitura, em Belo Horizonte, as lojas serão inauguradas em pontos diferentes daqueles antes ocupados pela Saraiva.
Em Fortaleza, por exemplo, será uma loja maior, com cerca de 1,1 mil metros quadrados e em dois pisos. De acordo com Teles, há outras negociações para aberturas em 2024 em espaços outrora ocupados pela Saraiva. O plano é abrir 11 unidades no ano que vem.
A expansão da Leitura é, até agora, a validação de um modelo diferente daquele das rivais.
Enquanto Saraiva e Cultura digladiavam-se por endereços de prestígio, dimensões superlativas e estoques onívoros, a rede mineira cresceu perseguindo lojas médias em regiões e cidades esnobadas pelas grandes redes.
*Para saber mais sobre a livraria Cultura, clique aqui
Com a crise das duas gigantes, a Leitura se tornou o maior grupo do varejo livreiro brasileiro em 2021 e agora já possui mais de cem lojas pelo país.