Uma das maiores rivais diretas da Cacau Show acaba de ser vendida para uma gigante do setor dos chocolates em uma transação bilionária
E uma gigante do setor dos doces e chocolates acaba de comprar uma das maiores rivais diretas da Cacau Show no país e transação promete acabar de vez com a concorrência.
Estamos falando da Nestlé Brasil, uma das marcas mais consolidadas no mercado e, agora, vai ficar ainda mais forte no setor. Isso porque, de acordo com o portal Poder 360, ela anunciou, no início desta última quinta-feira (07) a aquisição do Grupo CRM.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra quem não sabe, o grupo em questão é proprietário de nada mais nada menos que as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. Como mencionamos no inicio do texto, ambas as marcas, principalmente a Brasil Cacau, faz concorrência direta com a Cacau Show.
Inclusive, essa concorrência é notória, uma vez que a Brasil Cacau segue praticamente o mesmo modelo de vendas de chocolates da Cacau Show. Caso essa aquisição seja aprovada pelo Cade*, a Nestlé ficará ainda mais imbatível e ambas as marcas mais fortalecidas no setor.
*O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, componente do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, ao lado da Secretaria de Acompanhamento Econômico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Franquia quase de graça: Isenção é confirmada em seguro para salvar motoristas 60+ em 3 passos simples
● Portas lacradas em MS: Supermercado famoso confirma FIM de serviço em unidade de Campo Grande em 2025
● Banco Central emite 10 alertas emergenciais e mudança nas cédulas do Real para salvar brasileiros em 2025
Ainda mais gigante
Os valores da compra não foram revelados, mas de acordo com o portal Poder 360, estipula-se que essa transação ficou entre R$ 3 a 4 bilhões de reais.
Vale mencionar que a notícia da negociação havia sido antecipada pelo site Brazil Journal ainda na quarta-feira (06). As empresas, contudo, informam que só assinaram o acordo no dia seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela negociação, a Nestlé passa a deter a totalidade da participação do FIP Dutch*, cujos quotistas são os fundos da Advent International no Grupo CRM.
*Comunhão de recursos destinados à aplicação em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento. Cabe ao administrador constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.
Como mencionamos acima, essa negociação ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a expectativa é de que o fechamento da transação acontecerá ainda em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o comunicado, a operação do Grupo CRM seguirá sob o comando de Renata Moraes Vichi, executiva que está na companhia há 25 anos.
Expectativas …
Segundo a própria Nestlé, o controle acionário lhe permitirá participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café.
Marcelo Melchior, CEO da Nestlé no Brasil, declarou, no comunicado, que a companhia tem uma grande oportunidade de acelerar segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria Chocolates no Brasil:
“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento”
Antes dessa aquisição por parte da Nestlé, o controle acionário do Grupo CRM pertencia aos fundos geridos pela Advent, que investiram na companhia em 2020.
No mesmo comunicado, Renata Vichi relata que o Grupo CRM partiu de uma empresa familiar, que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca sempre foi prioridade.
“Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso sonho grande. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias” – Declarou
Quando a Brasil Cacau foi lançada?
De acordo com informações divulgadas pela Wikipédia, a Brasil Cacau foi lançada no ano de 2009, e hoje conta com uma rede de mais de 420 lojas em todo o Brasil. A Chocolates Brasil Cacau vende chocolates a preços de cerca de um quinto do valor cobrado pela Kopenhagen.
E obviamente, compete diretamente com a Cacau Show pelos consumidores de menor poder aquisitivo, por conta disso, em lugares onde circulam públicos de diferentes classes sociais, é possível encontrar lojas tanto da Kopenhagen, quanto da Brasil Cacau.
Vale dizer que agora em 2023, a Brasil Cacau e a rede de fast-food Giraffas fecharam um acordo para o fornecimento de sobremesas para a rede.