Queridinha dos shoppings, rival de “O Boticário”, está por um fio em país
E uma queridinha dos shoppings, rival de O Boticário, voltada para o público que ama cosméticos, atravessa um dos seus períodos mais conturbados em país e sua quebra está causando demissões em massas além de culminar no fechamento de mais de 100 lojas em país.
Estamos falando da gigante The Body Shop, que foi fundada ainda em 1976, comprada pela Natura no ano de 2020 e vendida, ainda em novembro de 2023, para a gestora de private equity, Aurellius, por R$262 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das últimas movimentações citadas acima, ao que parece, ela não anda nos seus momentos mais gloriosos.
Fechamentos e demissões
De acordo com o portal Valor Econômico, a The Body Shop está processando o fechamento de 100 unidades de suas lojas, e de uma só vez, o que representa quase a metade de suas 198 lojas ativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se preparando para fechar quase a metade das 198 lojas que possui, no Reino Unido, ainda executou a demissão em massa de mais de 300 funcionários em sua sede, conforme publicado pela agência Bloomberg.
A medida seguiria ao pedido de insolvência feito na semana passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O administrador judicial contratado, FRP Advisory, concluiu que o total de lojas é insustentável, e sete delas terão suas portas fechadas imediatamente. Assim, a companhia pretende focar sua operação em vendas on-line e no atacado.
Por que a Natura vendeu a The Shop Body?
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Bloomberg, a venda da The Body Shop pela Natura foi impulsionada pela necessidade da empresa brasileira de reduzir custos após a pandemia.
O Grupo Natura também vendeu a marca de beleza australiana Aesop para a L’Oréal em abril por US$ 2,5 bilhões como parte dos esforços para reduzir tal alavancagem.
A Body Shop foi fundada em 1976 pela empresária e ativista de direitos humanos Anita Roddick, com uma pequena loja em Brighton, no sul da Inglaterra, e é famosa por não testar seus produtos em animais.
Vale destacar que a Aurelius, atual detentora da The Body Shop, na época da compra, se apresentou como especialista em transações complexas e anteriormente já havia adquirido a Footasylum, da JD Sports Fashion, e a LSG Group da Deutsche Lufthansa.