EITA
Rival da C&A e Riachuelo agora está falida: Clientes e lojistas tristes com notícia em shoppings
12/08/2024 às 19h05
Uma grande rival da C&A e Riachuelo surpreendeu ao anunciar a falência. A empresa deixou clientes e lojistas em desespero nos shoppings com o encerramento das atividades
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande negócio. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a difícil situação de uma rival da C&A e Riachuelo. A empresa, que uma estrela do varejo de moda no mundo, acabou passando por um processo de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito da Forever 21. No Brasil, a rede conhecida mundialmente, encerrou as operações em 2022. Na ocasião, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, todas as 15 lojas que atuavam no comércio nacional foram fechadas. Uma megaliquidação foi realizada com tudo pela metade do preço.
No mesmo período, a rival da C&A e Riachuelo estava passando por um processo de falência nos Estados Unidos, o que causou uma onda de fechamento de lojas da rede por todo o mundo. A Forever 21 foi fundada pelo sul-coreano Won Chang na década de 80, em Los Angeles. O negócio começou com US$ 11 mil, ou cerca de R$ 40 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal UOL, a situação financeira começou a deteriorar, justamente, depois da tentativa de se abrir o máximo possível de lojas da Forever 21 a partir dos anos 2000. As unidades costumavam ser instaladas em shoppings — 47 países têm lojas da marca. Alguns motivos justificam a falência da famosa empresa.
Rival da C&A e Riachuelo, foi mais uma das lojas varejistas afetadas pelas novas maneiras pelas quais os jovens procuram e compram roupas sem entrar em lojas de departamento. As empresas que oferecem seus catálogos online se tornaram mais populares e obviamente foram ganhando a preferência do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ao longo dos anos, a Forever 21 foi apostando em ocupar grandes lojas em shopping centers nos Estados Unidos, uma decisão que alguns analistas descreveram como arriscada. Isso porque a empresa tinha grandes gastos com aluguel e manutenção. A rejeição dos jovens pelo conceito de moda rápida também afetou.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Justiça decretou a falência”: O anúncio de Lo Prete ao paralisar JG com adeus de companhia aérea n°1
● Falência e esquecimento total: 3 gigantes, nº1 dos shoppings, têm fim catastrófico em SP
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.