O FIM

Emissora de TV aberta, rival da C&A e rede de mercados: 4 empresas mais amadas e a trágica falência no país

09/12/2023 às 9h00

Por: Larisse Oliveira
A falência de grandes clubes (Foto: Divulgação)
A falência de grandes clubes (Foto: Divulgação)

Emissora de TV aberta, rede de supermercado e até rival da C&A: A falência de gigantes

Hoje vamos falar sobre a falência de quatro grandes empresas tradicionais no Brasil. Como se sabe, se não andar direito com as contas, o empreendimento pode ter as portas fechadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E nossa lista conta emissora de TV aberta, rede de supermercados, rival da C&A e muito mais. As informações sobre falência e o motivo para chegarem ao fim são do site ‘Pense Numa Notícia’.

REDE MACHETE

A rede Manchete teve falência decretada (Foto: Divulgação)

A rede Manchete teve falência decretada (Foto: Divulgação)

Nossa lista começa falando da grandiosa Rede Manchete, que já bateu de frente com a Globo e fez um baita sucesso com o público infantil transmitindo os principais animes da época. Além disso, ela também brilhava com suas novelas, afinal, são do canal os folhetins Pantanal, Mandacaru, Ana Raio e Zé Trovão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas tramas fizeram tanto sucesso, que até fizeram a Rede Manchete ultrapassar a audiência da Rede Globo em horário nobre em alguns momentos. A Rede saiu do ar em 10 de maio de 1999 e deu lugar para a RedeTV!. Ela decretou falência após endividamento.

MESBLA

Mesbla teve seu fim há anos (Foto: Divulgação)

Mesbla teve seu fim há anos (Foto: Divulgação)

Nossa lista segue com a famosa Mesbla. Sua história começou no Rio de Janeiro em 1912. Ela iniciou como subsidiária de uma companhia francesa especializada no comércio de máquinas, nos anos 80 tinha mais de 180 lojas por todo o Brasil. Mas, as dificuldades nos anos 90, levaram a Mesbla a perder todo seu valor. Ela acabou sendo comprada pelo grupo paulista Mappin em 1996. Com a falência, três anos depois, as duas marcas mais conhecidas do público em lojas de departamentos acabaram de uma só vez. Em 2010, a marca foi relançada como um e-commerce, mas a iniciativa não deu certo e logo o site saiu do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REDES DE SUPERMERCADO PEG PAG

Rede de supermercados Peg Pag faz partes das empresas que faliram (Foto: Divulgação)

Rede de supermercados Peg Pag faz partes das empresas que faliram (Foto: Divulgação)

A terceira empresa dessa lista é a rede de supermercados Peg Pag, que foi inaugurada em 1957 e era uma completa novidade. Hoje pode parecer comum, mas todo mundo queria ver aquele lugar em que você mesmo pegava as mercadorias que quisesse e depois levava ao caixa pra pagar. Peg Pag foi um dos nomes mais conhecidos do ramo até 1978, quando foi incorporado pelo Grupo Pão de Açúcar.

RIVAL DA C&A

Nossa lista se encerra falando de uma grandiosa varejista de roupa, que foi rival da C&A. Trata-se da Ducal, que foi fundada em 1950, e era uma conhecida rede de lojas de roupas masculinas que teve seu auge nos anos 70. Com muitas lojas em três estados brasileiros, a loja era especializada em moda masculina, com peças bem cortadas a preço acessível. Sua última loja foi fechada em 1986.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A C&A hoje é conhecida por seu catálogo diversos de roupas masculinas e femininas. É válido lembrar que a empresa que brilha hoje no Brasil, foi fundada em 1841 pelos irmãos holandeses Clemens e August. Suas iniciais deram origem ao nome da marca.

Ducal, rival da C&A, decretou falência (Foto: Divulgação)

Ducal, rival da C&A, decretou falência (Foto: Divulgação)

QUAL A DIFERENÇA DE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

Nós citamos acima 4 falências, mas, muitas empresas antes de falir, pedem recuperação judicial. Você sabe a diferença entre eles? Conforme informações do site JusBrasil, a falência faz parte da Lei 11.101/2005 e nela, o devedor pode decretar falência quando os ativos da sua empresa não são suficientes para quitar as dívidas contraídas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já recuperação judicial, é também prevista na Lei 11.101/2005 e é utilizada para evitar a falência da empresa. Dessa forma, são tomadas medidas para a reorganização econômica, administrativa e financeira da empresa, feitas com a intermediação da Justiça. Mas, caso não consiga se recuperar durante esse processo, o caminho final é a falência.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

falência

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.