Rival da Chevrolet e queridinha por milhões de brasileiros anuncia encerramento de produções no Brasil e Bonner confirma fechamento de fábricas na Globo
Montadora muito famosa e rival da Chevrolet anuncia o encerramento de atividades no Brasil e William Bonner confirma o fim das produções de carros populares no Jornal Nacional.
“A indústria automobilística brasileira sofreu hoje um baque histórico. A montadora Ford anunciou o fim da produção de veículos no país”, informou o jornalista em janeiro de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com informações do telejornal, a fabricante anunciou em 2021 o encerramento da produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século no mercado nacional.
Vale ressaltar que a Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no país, em 1919.
Em mais de um século de operações, liderou por diversas vezes o mercado nacional até começar a ter problemas pela concorrência e o desaquecimento da economia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fiat, Volks e Chevrolet desesperadas: Ford arma lançamento de maior SUV no Brasil para aniquilar rivais em 2025
● Retorno triunfal de carro amado no Brasil e +1: Ford arma venda de 2 carros no país em 2025
● Apagão: Ford acaba de emitir comunicado e decreta recolhimento de carro nº1 das ruas por risco grave
Em comunicado da imprensa, a fabricante diz que a decisão se deu “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e em Horizonte (CE), para jipes da marca Troller.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os carros da Ford pararam de vender no Brasil?
No entanto, é importante deixar claro que a empresa continua comercializando produtos no Brasil. Os produtos chegam principalmente da Argentina e do Uruguai.
Além disso, a empresa disse ainda que todos os clientes seguem com assistência de manutenção e garantia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre as instalações, ficou o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do núcleo de pesquisas.
A empresa também mantém em Tatuí, no interior de São Paulo, um centro de provas, que está em operação desde 1970 — foi o primeiro do Brasil.
Atualmente, o espaço está em fase final de obras de infraestrutura para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em vários mercados.
“A Ford virou uma grande importadora com área de inteligência”, diz o consultor independente Milad Neto.
“O Brasil tem excelência em engenharia, somos muito criativos. Temos chance de nos tornar protagonistas no cenário de engenharia de mobilidade.”
Conclusões finais
Em conclusão, o encerramento da produção da Ford no Brasil marca o fim de uma era para a indústria automobilística nacional, mas também sinaliza uma transformação no modelo de negócios da empresa.
Apesar do impacto histórico, a montadora se reinventa ao manter operações estratégicas, agora voltados para tecnologias avançadas, como veículos autônomos.
Desse modo, a Ford reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro, oferecendo assistência aos clientes e trazendo modelos importados.
Essa mudança reflete os desafios e as oportunidades da mobilidade no futuro, com o Brasil se posicionando como um potencial protagonista em engenharia de inovação.
Contudo, confira as demais informações e novidades sobre a montadora, aqui com a TV Foco!