Rival gigantesco do Café Pilão acaba de comprar marca gigante de café e deixa mercado paralisado com a notícia
O Café sempre esteve ligado com a economia brasileira. No período do Ciclo do Café, por exemplo, ocorrido entre o século XIX e XX, o café foi o carro-chefe das exportações brasileiras e trouxe grandes mudanças políticas, econômicas e culturais para o país.
Ao longo dos anos, inúmeras marcas surgiram e foram conquistando o coração dos brasileiros que até hoje não vivem sem a bebida extraída do grão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, uma notícia abalou o setor envolvendo uma forte rival do Café Pilão, considerada uma das maiores referências do mercado.
Estamos falando da marca francesa Louis Dreyfus Company (LDC), que anunciou nesta última terça feira (26) a compra da produtora Café Cacique, dona do Café Pelé, presente em todos os mercados do país.
Compra mais que acertada
De acordo com o portal InfoMoney, essa foi a compra mais acertada. Afinal de contas a Café Cacique é uma das maiores produtoras e exportadoras brasileiras de café solúvel.
Embora o valor do negócio não ter sido informado, a transação envolveu 10p0% das ações da empresa brasileira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
O que faz acreditar que tal transação deve ter sido uma das mais colossais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grandiosa e tradicional
De acordo com o portal Globo Rural, a Cacique, fundada ainda em 1959, é a mais antiga produtora instalada em Londrina (PR) e uma das maiores plantas do mundo, com capacidade para processar 70 toneladas por dia.
A segunda unidade está em Linhares (ES) e produz 12 mil toneladas de café solúvel por ano.
Com a operação, a LDC se posiciona como um dos principais players do mercado global de café solúvel.
Em setembro do ano passado, a companhia iniciou as operações da ILD Coffee Vietnam, uma joint venture criada com a Instanta Sp, com capacidade para produzir anualmente 5,6 mil toneladas de café solúvel.
Ainda de acordo com o portal, a Café Cacique faturou R$ 1,26 bilhão em 2023.
Apesar do resultado representar 2,6% menos que no ano anterior, o lucro líquido da companhia cresceu 204,1%, para R$ 82,9 milhões.
O que a compra do Café Cacique significa para a LDC?
De acordo com a Infomoney essa compra da Cacique fará a LDC reforçar sua posição no mercado brasileiro de café.
Segundo Ben Clarkson, chefe global de café da LDC, a agregação de valor ao produto será um negócio complementar à comercialização de café verde, onde a empresa já está posicionada no país.
Ainda mais porque, segundo a empresa, o Brasil é um importante mercado para a LDC, tanto no papel de comercializador, quanto na estratégia de abranger mais a cadeia de valor, avançando ainda mais em direção aos consumidores finais.
Vale dizer que a LDC atua nos principais produtos agrícolas do Brasil.
Ela também está presente em produções de algodão, grãos, suco, oleaginosas, arroz e açúcar, ela está presente entre as dez maiores exportadoras do Brasil.
Operando mais de 60 unidades industriais e logísticas no país e empregando aproximadamente 11.000 pessoas, nossas atividades contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico do país.