SUCESSO
Passa-se o ponto: Rival da SmartFit chega com investimento milionário e toma lugar de academias concorrentes
19/07/2023 às 21h00
Um casal conseguiu criar uma empresa de sucesso mesmo durante a pandemia e estão fortes na concorrência com grandes marcas no ramo
Há mais de 10 anos, o casal Ronaldo Godoi, 41 anos, e Ellen Fernandes, 39, conseguiram criar uma academia de sucesso, a RedFitness, que acabou se tornando uma grande rival da SmartFit.
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Na época, Ronaldo trabalhava em uma academia e seu chefe ofereceu para ele administrar um estúdio de pilates que ficava dentro do estabelecimento e ele aceitou.
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Passado um pouco mais de um ano, o educador físico entendeu que queria alcançar novos objetivos e ter o seu negócio próprio. Nessa época, sua esposa, trabalhava em dois empregos como enfermeira para poder dar conta dos boletos da casa.
Depois de um tempo eles receberam uma proposta para comprar os aparelhos usados da academia que Ronaldo trabalhava, nesse momento eles resolveram arriscar e juntaram todas as economias para conseguir comprá-los. Para isso, o casal calcula que investiu R$60 mil.
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Após isso, eles abriram uma filial em uma sobreloja no bairro do Mandaqui, em São Paulo onde o educador físico passou a atender os alunos de pilates e musculação.
Nesse momento Ellen deixou um dos empregos para ajudar o marido na administração e começou a atender os clientes na recepção do local.
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No primeiro ano, eles chegaram a 1,2 mil alunos. “Ele praticamente era um personal dos alunos. Muito do sucesso no primeiro ano foi por conta disso. Era uma academia pequena, mas a nossa presença dando esse trabalho personalizado foi fundamental”, disse Ellen.
Em 2016, a academia que Rodrigo trabalhava estava fechando e ofereceu para que eles a comprassem, o casal resolveu se arriscar mais uma vez e comprou o estabelecimento praticamente falido.
Para reverter o quadro eles apostaram em levar aulas para o local, que antes tinha somente musculação. Esse diferencial foi ganhando o público do local, mas o ritmo foi mais lento do que a primeira aquisição.
Segundo o casal isso se deve ao crescimento das academias low coast, como a SmartFit. “Fomos trabalhando em cima do atendimento, da melhoria da estrutura, da compra de novos equipamentos. Foram dois anos para atingir o ponto de equilíbrio”, diz Fernandes.
Ponto de virada
Em 2018 uma nova oportunidade apareceu para Rodrigo e Ellen, o hipermercado Bergamini do Jaçanã, tradicional na região, abriu um ponto para que uma academia entrasse no local.
Com mede que a SmartFit pegasse esse local, o casal resolveu se reunir com a gerência e conseguiu fazer a troca da academia que ficava a rua, para dentro do mercado.
“Eles optaram por nós justamente por sermos da região. Foi a grande virada de chave no nosso negócio”, diz Fernandes.
Apesar do investimento inicial ser um pouco salgado, cerca de R$3 milhões, eles começaram a vender os planos sem nem estar com o local funcionando ainda e quando inauguraram o estabelecimento contava com 2 mil alunos.
Em 2020, o número de clientes do casal era de 4,8 mil pessoas e a visibilidade também ajudava a primeira academia, que continuava a crescer.
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Negócio na pandemia
Com a chegada da pandemia, Ellen e Ronaldo sentiram um grande golpe, pois as academias tiveram que ficar fechadas por meses, fora que o número de alunos caiu drasticamente.
“Caiu bastante o nosso faturamento. Chegamos a 1,2 mil alunos no Bergamini no final de 2020, mas conseguimos segurar a onda com renegociação de aluguel e de folha de pagamento”, conta a empreendedora.
Mesmo nessa época, a RedFitness conseguiu abrir mais uma unidade, em um hipermercado Andorinha e após muita negociação a empresa conseguiu adquirir um espaço de mil metros quadrados.
Em 2021 a terceira loja foi criada, agora no hipermercado Ourinhos, na região do Tremembé. “Entendemos que o mercado fitness seria muito forte no pós-pandemia, e resolvemos apostar alto. Já víamos um movimento de retorno nas outras academias low-cost nessa etapa”, afirma Ronaldo.
Vale ressaltar que o valor médio para usar as academias da RedFitness é de R$92.
Com as negociações, eles perceberam que já tinham um modelo pronto para a expansão com franquias. Buscaram uma consultoria que os ajudasse na formatação, que aconteceu ao longo dos últimos meses.
A ideia agora é abrir mais duas unidades no ano de 2022 — atingindo faturamento de R$ 6,8 milhões — e 40 nos próximos quatro anos. O investimento inicial para se tornar um franqueado da Red Fitness é a partir de R$ 3,1 milhões, com retorno previsto em até 23 meses.
Autor(a):
Fernanda Sermuknis
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis