Um casal conseguiu criar uma empresa de sucesso mesmo durante a pandemia e estão fortes na concorrência com grandes marcas no ramo
Há mais de 10 anos, o casal Ronaldo Godoi, 41 anos, e Ellen Fernandes, 39, conseguiram criar uma academia de sucesso, a RedFitness, que acabou se tornando uma grande rival da SmartFit.
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Na época, Ronaldo trabalhava em uma academia e seu chefe ofereceu para ele administrar um estúdio de pilates que ficava dentro do estabelecimento e ele aceitou.
Passado um pouco mais de um ano, o educador físico entendeu que queria alcançar novos objetivos e ter o seu negócio próprio. Nessa época, sua esposa, trabalhava em dois empregos como enfermeira para poder dar conta dos boletos da casa.
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Depois de um tempo eles receberam uma proposta para comprar os aparelhos usados da academia que Ronaldo trabalhava, nesse momento eles resolveram arriscar e juntaram todas as economias para conseguir comprá-los. Para isso, o casal calcula que investiu R$60 mil.
Após isso, eles abriram uma filial em uma sobreloja no bairro do Mandaqui, em São Paulo onde o educador físico passou a atender os alunos de pilates e musculação.
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Nesse momento Ellen deixou um dos empregos para ajudar o marido na administração e começou a atender os clientes na recepção do local.
No primeiro ano, eles chegaram a 1,2 mil alunos. “Ele praticamente era um personal dos alunos. Muito do sucesso no primeiro ano foi por conta disso. Era uma academia pequena, mas a nossa presença dando esse trabalho personalizado foi fundamental”, disse Ellen.
Em 2016, a academia que Rodrigo trabalhava estava fechando e ofereceu para que eles a comprassem, o casal resolveu se arriscar mais uma vez e comprou o estabelecimento praticamente falido.
Para reverter o quadro eles apostaram em levar aulas para o local, que antes tinha somente musculação. Esse diferencial foi ganhando o público do local, mas o ritmo foi mais lento do que a primeira aquisição.
Segundo o casal isso se deve ao crescimento das academias low coast, como a SmartFit. “Fomos trabalhando em cima do atendimento, da melhoria da estrutura, da compra de novos equipamentos. Foram dois anos para atingir o ponto de equilíbrio”, diz Fernandes.
Ponto de virada
Em 2018 uma nova oportunidade apareceu para Rodrigo e Ellen, o hipermercado Bergamini do Jaçanã, tradicional na região, abriu um ponto para que uma academia entrasse no local.
Com mede que a SmartFit pegasse esse local, o casal resolveu se reunir com a gerência e conseguiu fazer a troca da academia que ficava a rua, para dentro do mercado.
“Eles optaram por nós justamente por sermos da região. Foi a grande virada de chave no nosso negócio”, diz Fernandes.
Apesar do investimento inicial ser um pouco salgado, cerca de R$3 milhões, eles começaram a vender os planos sem nem estar com o local funcionando ainda e quando inauguraram o estabelecimento contava com 2 mil alunos.
Em 2020, o número de clientes do casal era de 4,8 mil pessoas e a visibilidade também ajudava a primeira academia, que continuava a crescer.
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Negócio na pandemia
Com a chegada da pandemia, Ellen e Ronaldo sentiram um grande golpe, pois as academias tiveram que ficar fechadas por meses, fora que o número de alunos caiu drasticamente.
“Caiu bastante o nosso faturamento. Chegamos a 1,2 mil alunos no Bergamini no final de 2020, mas conseguimos segurar a onda com renegociação de aluguel e de folha de pagamento”, conta a empreendedora.
Mesmo nessa época, a RedFitness conseguiu abrir mais uma unidade, em um hipermercado Andorinha e após muita negociação a empresa conseguiu adquirir um espaço de mil metros quadrados.
Em 2021 a terceira loja foi criada, agora no hipermercado Ourinhos, na região do Tremembé. “Entendemos que o mercado fitness seria muito forte no pós-pandemia, e resolvemos apostar alto. Já víamos um movimento de retorno nas outras academias low-cost nessa etapa”, afirma Ronaldo.
Vale ressaltar que o valor médio para usar as academias da RedFitness é de R$92.
Com as negociações, eles perceberam que já tinham um modelo pronto para a expansão com franquias. Buscaram uma consultoria que os ajudasse na formatação, que aconteceu ao longo dos últimos meses.
A ideia agora é abrir mais duas unidades no ano de 2022 — atingindo faturamento de R$ 6,8 milhões — e 40 nos próximos quatro anos. O investimento inicial para se tornar um franqueado da Red Fitness é a partir de R$ 3,1 milhões, com retorno previsto em até 23 meses.