Rival da Uber confirma que irá encerrar atividades
Na última sexta-feira, 19, uma das rivais da Uber declarou a falência e o encerramento das atividades.
A empresa tornou-se uma das mais queridas desde 2012. Mas, após dificuldades, encerrará as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da A Vela, empresa brasileira pioneira na fabricação de bicicletas elétricas.
Nos últimos anos, as bicicletas elétricas tornaram-se uma opção para distâncias curtas aos trabalhadores, sem necessidade de gastar com aplicativos de corridas, como a Uber, fato que as tornaram rivais.
De acordo com informações do portal Exame, ao longo de seis anos, a empresa lidou com um crescimento expressivo, principalmente em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a rival da Uber passou a enfrentar problemas financeiros desde a pandemia da Covid-19.
Em nota, a Vela admitiu que a pandemia impactou profundamente as operações e nas quedas das vendas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre 2022 e 2023, a empresa registrou um aumento de 50% em suas vendas anualmente e expandiu suas operações para os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, segundo o portal Exame, o aumento não seria suficiente para placar as incertezas dos investidores iniciais, que aplicaram recursos entre 2016 e 2018.
Pensando em aumentar o lucro, a rival da Uber planejou transferir sua produção para a Zona Franca de Manaus.
Mas, a mudança dependia de novos investidores. A mudança não ocorreu por desalinhamento entre os investidores iniciais e os novos interessados.
Victor Cruz, CEO fundador da Vela, lamentou a situação: “A pressão de antigos investidores pelo retorno do capital investido, que se intensificou nos últimos meses, começou a afetar negativamente o interesse por novos aportes e essa falta de alinhamento inviabilizou a mudança”.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Nas próximas semanas, a instituição deve listar seus ativos em leilão, como a marca, projeto, aplicativo, participação na Vela EUA, site, sistemas, equipamentos e mais, segundo o portal Pedal.
A prioridade da rival da Uber é sanar todas as contas com colaboradores e dar assistência aos seus clientes.
Victor Cruz admite que o setor de bicicletas precisa de mais apoio dos governos.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal, ou seja, mais de 15 milhões de pessoas.
“Ainda falta muito para o Brasil alcançar todo o potencial desse mercado, mas eu gostaria de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram e acompanharam a nossa história”, afirmou o CEO, que continuou:
“Comecei o projeto da Vela em 2012, quando tinha 21 anos de idade, e foi a coisa mais importante que aconteceu na minha vida: uma iniciativa autoral, brasileira, com a produção no centro de São Paulo”, finalizou Victor.
QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?
A Uber é uma empresa multinacional americana e prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano.
Em 2009, a empresa foi fundada por Garrett Camp e Travis Kalanick na Califórnia, Estados Unidos.
No entanto, a empresa chegou no Brasil apenas no ano de 2014. Desde então, outros aplicativos como 99, Cabify e outros chegaram.