ATENÇÃO!
Fim da tarifa dinâmica: Nova rival da Uber chega com pé na porta em Porto Alegre, RS, para esmagar concorrentes
04/04/2025 às 19h30

Nova rival da Uber chega com tudo em Porto Alegre, RS, para esmagar concorrentes. Saiba como isso vai impactar
O cenário de mobilidade urbana em capitais brasileiras continua dinâmico, com novos atores buscando espaço em um mercado já consolidado. A competição por passageiros e motoristas intensifica-se, desafiando empresas estabelecidas a inovar e adaptar suas estratégias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse contexto, uma nova proposta de transporte por aplicativo surgiu, mirando especificamente a preferência dos usuários e as condições oferecidas aos condutores. Este movimento reflete a constante evolução do setor.
A partir de informações divulgadas pelo portal “Diário de Viamão”, a equipe do TV Foco, especializada em Mobilidade Urbana, traz agora mais detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chegada de um novo competidor
Em outubro de 2023, o aplicativo de transporte Me Leva teve suas operações anunciadas em Porto Alegre, introduzido pelo empresário Henrique Ascari. A plataforma pretende operar na região metropolitana da capital gaúcha, marcando sua entrada no competitivo mercado local.

Na época pré-lançamento, a empresa sinalizou planos de expansão para outras áreas do Rio Grande do Sul, buscando ampliar sua área de atuação. A disputa direta com gigantes como Uber e 99 tornou-se um fator central na estratégia da nova plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Enxuto sem chão: Rede de supermercados nº1 faz inauguração em Campinas, SP, e esmaga rival com 43 lojas
● Risco de morte: Detran-MG confirma proibição no trânsito de Belo Horizonte que atinge em cheio motoqueiros
● 4 meses de folga e salário extra: Lei trabalhista em vigor em 2025 garante 2 vitórias aos CLTs
Diferenciais e atrativos do rival da Uber
Um dos principais atrativos apresentados aos usuários é a ausência da controversa tarifa dinâmica. Ademais, a empresa afirma manter preços estáveis mesmo durante períodos de alta demanda, como em dias chuvosos ou horários de pico, uma questão sensível para muitos passageiros.
A concepção do Me Leva partiu da experiência de usuários com os preços variáveis de outros serviços, uma questão que gera debates e até regulamentações. Para o pagamento das corridas, as opções são cartão de crédito, débito ou Pix, oferecendo flexibilidade.

Condições para motoristas parceiros
Além disso, a plataforma busca atrair motoristas parceiros com uma comissão significativamente menor sobre o valor das corridas. Enquanto concorrentes podem reter fatias maiores, num mercado sujeito a mudanças e desafios operacionais, o Me Leva estabeleceu sua taxa em 11%.
Programas de incentivo, como bônus para veículos adesivados e isenção de taxa em dias específicos como domingos, também foram implementados para os condutores. Assim, estas medidas visam fortalecer a base de motoristas ativos na plataforma.
Segurança e categorias de serviço
Os critérios de segurança para cadastro de motoristas seguem padrões rigorosos, incluindo a exigência de CNH definitiva e a verificação de antecedentes criminais. Ademais, os veículos utilizados precisam ter no máximo 10 anos de fabricação.
O aplicativo tem a proposta de oferecer diferentes categorias de serviço, como o Me Leva Ali (similar ao padrão X de outras empresas) e o Me Leva Clássico (equivalente a categorias Confort). Assim, a diversificação busca atender distintas preferências e necessidades dos usuários.

O Me Leva se anunciou no mercado de Porto Alegre oferecendo:
- Ausência de tarifa dinâmica.
- Comissão reduzida para motoristas (11%).
- Categorias variadas de serviço (Ali, Clássico).
- Opção de motorista mulher para passageiras.
Considerações finais
Dessa forma, a plataforma mantém seu foco na ausência de tarifa dinâmica e em condições favoráveis aos motoristas como diferenciais na acirrada disputa com Uber e 99. Por fim, em 2025, não houve informação concreta se o aplicativo entrou em operação.
Autor(a):
Hudson William
Por dentro dos assuntos sobre televisão desde 2008. A partir de 2012, passou a colaborar para o TV Foco com responsabilidade e credibilidade aos leitores.