Fim da tarifa dinâmica: Nova rival da Uber chega com pé na porta em Porto Alegre, RS, para esmagar concorrentes

Nova rival da Uber chega com tudo em Porto Alegre, RS, para esmagar concorrentes. Saiba como isso vai impactar
3 min de leitura
Rival da Uber em Porto Alegre traz fim da tarifa para aniquilar rivais

Rival da Uber em Porto Alegre traz fim da tarifa para aniquilar rivais (Foto: Montagem/TV Foco)

Nova rival da Uber chega com tudo em Porto Alegre, RS, para esmagar concorrentes. Saiba como isso vai impactar

O cenário de mobilidade urbana em capitais brasileiras continua dinâmico, com novos atores buscando espaço em um mercado já consolidado. A competição por passageiros e motoristas intensifica-se, desafiando empresas estabelecidas a inovar e adaptar suas estratégias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, uma nova proposta de transporte por aplicativo surgiu, mirando especificamente a preferência dos usuários e as condições oferecidas aos condutores. Este movimento reflete a constante evolução do setor.

A partir de informações divulgadas pelo portal “Diário de Viamão”, a equipe do TV Foco, especializada em Mobilidade Urbana, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chegada de um novo competidor

Em outubro de 2023, o aplicativo de transporte Me Leva teve suas operações anunciadas em Porto Alegre, introduzido pelo empresário Henrique Ascari. A plataforma pretende operar na região metropolitana da capital gaúcha, marcando sua entrada no competitivo mercado local.

App Me Leva
App Me Leva (Foto: Divulgação)

Na época pré-lançamento, a empresa sinalizou planos de expansão para outras áreas do Rio Grande do Sul, buscando ampliar sua área de atuação. A disputa direta com gigantes como Uber e 99 tornou-se um fator central na estratégia da nova plataforma.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferenciais e atrativos do rival da Uber

Um dos principais atrativos apresentados aos usuários é a ausência da controversa tarifa dinâmica. Ademais, a empresa afirma manter preços estáveis mesmo durante períodos de alta demanda, como em dias chuvosos ou horários de pico, uma questão sensível para muitos passageiros.

A concepção do Me Leva partiu da experiência de usuários com os preços variáveis de outros serviços, uma questão que gera debates e até regulamentações. Para o pagamento das corridas, as opções são cartão de crédito, débito ou Pix, oferecendo flexibilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carro de aplicativo (Foto: Divulgação)

Condições para motoristas parceiros

Além disso, a plataforma busca atrair motoristas parceiros com uma comissão significativamente menor sobre o valor das corridas. Enquanto concorrentes podem reter fatias maiores, num mercado sujeito a mudanças e desafios operacionais, o Me Leva estabeleceu sua taxa em 11%.

Programas de incentivo, como bônus para veículos adesivados e isenção de taxa em dias específicos como domingos, também foram implementados para os condutores. Assim, estas medidas visam fortalecer a base de motoristas ativos na plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segurança e categorias de serviço

Os critérios de segurança para cadastro de motoristas seguem padrões rigorosos, incluindo a exigência de CNH definitiva e a verificação de antecedentes criminais. Ademais, os veículos utilizados precisam ter no máximo 10 anos de fabricação.

O aplicativo tem a proposta de oferecer diferentes categorias de serviço, como o Me Leva Ali (similar ao padrão X de outras empresas) e o Me Leva Clássico (equivalente a categorias Confort). Assim, a diversificação busca atender distintas preferências e necessidades dos usuários.

Uber e 99 (Foto: Divulgação)

O Me Leva se anunciou no mercado de Porto Alegre oferecendo:

Considerações finais

Dessa forma, a plataforma mantém seu foco na ausência de tarifa dinâmica e em condições favoráveis aos motoristas como diferenciais na acirrada disputa com Uber e 99. Por fim, em 2025, não houve informação concreta se o aplicativo entrou em operação.

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Sair da versão mobile