Plataforma de entregas gigantesca, rival nº1 da Uber em país, entra em falência após se afundar em dívidas milionárias e cometer calotes
Uma gigantesca plataforma de entregas, conhecida por ser uma das principais rivais da Uber Eats no setor, declarou oficialmente falência em Luxemburgo, país da Europa Ocidental: A Goosty!:
- O Tribunal decretou a falência da Goosty em 23 de outubro;
- O caso ganhou visibilidade após questionamentos de internautas na rede social Reddit.
Sendo assim, a partir de informações do portal Contacto.iu, a equipe especializada em economia do TV Foco, traz mais informações sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Colapso:
A rádio 100.7 já havia alertado sobre o iminente colapso financeiro da Goosty, após relatos de 400 restaurantes parceiros alegarem calote, mesmo com as entregas realizadas.
A situação tomou tamanha proporção que chamou a atenção da Federação Horesca, cuja qual recebeu as denúncias de proprietários lesados.
“Um dono de restaurante nos procurou relatando que a Goosty recebeu as encomendas, mas não repassou os pagamentos. Isso foi há mais de um mês” – Afirmou Steve Martellini, secretário-geral da organização que representa o setor de restauração e hotéis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Martellini afirmou que a Horesca, apesar de mobilizar advogados, tem poucas esperanças de recuperar os valores devidos aos associados:
“Com a falência da empresa, vai ser complicado”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus ao Atacadão e falência decretada: Fim de 3 doces n°1 da infância dos brasileiros deixa país sem chão
● Calote de mais de R$ 8M e falência decretada: O adeus de rede de supermercado, rival do Assaí
● Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país
Dívidas milionárias e críticas dos fundadores
Os fundadores da Goosty, que venderam a plataforma à Carlitoo em 2022, expressaram sua decepção com a má gestão da empresa desde a aquisição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Carlitoo acumula uma dívida de 300.000 euros (equivalente a R$1 milhão indo pelos ares) com os criadores da plataforma:
“Quando decidimos vender a Goosty, a empresa estava com boa saúde financeira, com perspectivas sólidas e respondendo a uma procura real. Hoje, é com tristeza que vemos que a nova gestão e a evolução do mercado não permitiram que o projeto continuasse” – Lamentou Hadrien Branca, um dos fundadores da startup.
O que causou a falência da Goosty?
Fundada em 2020, a Goosty teve uma rápida ascensão no Luxemburgo, mas enfrentou desafios crescentes com a entrada de grandes players globais no mercado.
- Apesar de não ter nenhum dado oficial com os motivos, neste ano de 2024, as coisas complicaram quando a Uber Eats e Wolt expandiram suas operações no país.
- Em entrevista à Virgule, Ludvig Helmertz, diretor da Wolt Luxemburgo, revelou pretensão de atender 100% da população local.
Não foram encontradas as manifestações da gestão da Goosty.
Considerações finais:
A Goosty, gigante do delivery e principal rival da Uber Eats no Luxemburgo, declarou falência em 23 de outubro, após acumular dívidas milionárias e calotes a 400 restaurantes parceiros.
Fundadores criticaram a gestão da Carlitoo, que assumiu a plataforma em 2022, apontando má administração como causa do colapso.
A Federação Horesca tenta ajudar empresários lesados, mas admite dificuldades devido à falência.
O mercado luxemburguês também se tornou mais competitivo com a entrada da Uber Eats e Wolt, em 2024.
Mas, se quiser saber sobre mais falências e quebras de grandes empresas, clique aqui*.