Rival das Casas Bahia que teve falência decretada revive das cinzas
Considerada uma das maiores concorrentes das Casas Bahia, uma rede de varejo enfrentou uma dura batalha financeira que culminou em um triste desfecho cercado de polêmicas e até prisões.
Fundada em 1989 pelo empresário Ricardo Nunes, a empresa chegou a alcançar um faturamento de R$ 9,5 bilhões e empregar 28 mil funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a partir de 2015, a Ricardo Eletro enfrentou sérias dificuldades financeiras, sendo alvo de ações judiciais e acusações de sonegação de impostos, revelou a fonte economia.uol. A situação se agravou durante a pandemia, quando as lojas foram fechadas.
Reformulação e o Renascimento como Nossa Eletro
Após a falência da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes não permaneceu à frente da empresa, vendendo sua participação em 2019 para o empresário Pedro Bianchi, que era sócio do fundo Starboard.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A varejista passou por uma reformulação significativa e agora opera sob o nome Nossa Eletro. As primeiras unidades da nova marca foram inauguradas recentemente em Minas Gerais, marcando um renascimento após a falência.
A empresa, que atualmente emprega cerca de cem pessoas, planeja uma expansão ainda maior, com a abertura de mais três lojas prevista para o mesmo mês.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A transformação e revitalização da antiga Ricardo Eletro foram possíveis graças ao desbloqueio de valores anteriormente penhorados pela Justiça e à venda de ativos. “Eu sigo lutando. A empresa só vai falir se a administração desistir.”, afirmou o empresário Pedro Bianchi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova direção da antiga Ricardo Eletro está em negociação com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para quitar um passivo de mais de R$ 1,2 bilhão.
Em um desabafo, Pedro Nunes já teria relatado os desafios em levantar a empresa. “Estou sofrendo um monte de processos trabalhistas que nem são de responsabilidade minha.”, contou ele, segundo a Veja.
Além de se reerguer financeiramente, a mudança de nome também busca afastar a antiga imagem associada ao empresário Ricardo Nunes, que enfrentou problemas legais, incluindo condenações por corrupção e acusações de sonegação fiscal.
A identidade renovada da empresa procura transmitir uma imagem mais “coletiva” e distante da associação com um único proprietário, marcando uma nova fase para a varejista.
O que aconteceu com o fundador da Ricardo Eletro?
Atualmente, Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, está focado em sua carreira como palestrante e consultor de negócios. Ele utiliza sua experiência no mundo empresarial para oferecer cursos e palestras sobre gestão, marketing e vendas.
Além disso, Ricardo Nunes mantém uma presença ativa nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde possui um perfil oficial com mais de 250 mil seguidores.