Rival do Assaí lida com fechamentos em massa
Na última terça-feira, 09, uma notícia sobre o fechamento de uma rede de supermercados, rival do Assaí, pegou o público de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, nas últimas semanas, o empreendimento revelou que fechará todas as lojas em um ponto crucial de São Paulo.
Estamos falando do Dia. O supermercado irá fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal G1, a rede rival do Assaí anunciou o fechamento das unidades no dia 14 de março de 2024.
Na época, a rede de supermercados anunciou que a decisão ocorreu após os resultados negativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A rede espanhola até criou uma página específica para divulgar as unidades fechadas por cidade e suas promoções. (https://www.dia.com.br/liquidacoes/lojasparticipantes/)
As cidades com mais lojas fechadas são a capital, com 68 unidades, e Campinas com 22 lojas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, os fechamentos da rival do Assaí que mais chamaram a atenção foram em Cotia, Município em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encerramento será na Granja Viana (Av. São Camilo, 1032) e na Av. Vasco Massafelli, 191, segundo o portal Cotia & Cia.
A empresa sairá oficialmente da cidade. Mas, continuará em pontos estratégicos de São Paulo. No total, serão 244 unidades, segundo o G1.
MUDANÇA
Como havíamos mencionado, o fechamento ocorre após resultados negativos. São “lojas de baixo desempenho”, especificou a companhia em comunicado assinado pelo seu diretor financeiro, Guillaume Marie Didier.
Guillaume Marie Didier também reforçou que os fechamentos a empresa irá analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.
“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse a nota.
Por fim, a rival do Assaí revelou que os fechamentos vão possibilitar que a empresa destine recursos para mercados mais rentáveis.
No ano de 2022, o Dia registrou prejuízo de 124 milhões de euros, de acordo com o G1. Em fevereiro, a rede reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros.
QUANDO O ASSAÍ FOI FUNDADO?
O Assaí Atacadista foi fundada em outubro de 1974 por Rodolfo Jungi Naga com foco no atendimento a clientes de micro e pequenas empresas. A rede é uma das principais no ramo de atacarejo do país.