EITA!
9,6 bilhões: Rede de fast-food gigante, rival do Burger King, está prestes a ser comprada por concorrente
24/08/2023 às 12h01
Rede GIGANTE de fast-food, rival do Burger King, pode ser vendida a qualquer momento para a concorrência
E uma marca gigantesca no ramo do fast food, rival de marcas como Burger King e McDonald’s, pode ser vendida a qualquer momento e notícia deixou muitos consumidores em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica Subway, fundada em 1965 e tem como estilo a montagem do sanduiche de acordo com o gosto do cliente. Vale mencionar que no Brasil ela chegou em 1993 mas teve seu verdadeiro boom mesmo na metade dos anos 2000.
Inclusive, a sua rivalidade com gigantes do fast food foi contatada a pouco tempo. De acordo com o portal “Meio Mensagem”, em junho de 2023 ela entrou em uma “brincadeira” contra seus oponentes aonde tirou onda através do ChatpGPT e perguntou se o Sub Footlong, um dos seus produtos, era maior do que os hambúrgueres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da mesma ter grande potencial em competir com nomes fortes do segmento, como mencionamos acima, ela está prestes a ser vendida a um concorrente.
Passando pra frente
Pois é, de acordo com o Wall Street Journal, a rede Subway está prestes a ser vendida para uma empresa norte americana de private equity*, a Roark Capital Group, por uma bagatela de US$ 9,6 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*O private equity é um tipo de investimento, feito de forma privada, onde um investidor aporta seu capital diretamente em empresas com potencial de crescimento a médio e longo prazo, com o intuito de lucrar com uma futura venda.
A expectativa é de que o acordo seja fechado ainda esta semana, após um período extenso de negociações entre ambas as partes.
O que é a Roark Capital Group?
Apenas para nível de conhecimento, de acordo com a Wikipédia, a Roark Capital Group é uma empresa norte americana com mais de US$ 33 bilhões em ativos sob gestão.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran passa o facão sem dó e arranca a CNH de mais de 400 mil motoristas em todo o Brasil
● Insulina natural: Suco com 2 ingredientes suga todo açúcar do sangue e salvam 60+ da diabetes
● INSS divulga lista inédita de idosos 60+ com direito a sacar o 13° salário em novembro
A empresa está focada em investimentos de aquisição alavancada em empresas de médio porte, principalmente nos setores de franquia/multilocalização, restaurantes e alimentação, saúde e bem estar e serviços empresariais.
Interessada sim, porém não a única
Ainda de acordo com o Edital Concursos, a Roark Capital Group não é a única interessada no negócio.
Tanto a TDR Capital quanto a Sycamore, ambas também do segmento de private equity, ainda podem ofertar valores maiores para conseguirem garantir a compra da rede. No início do ano, o Subway afirmou que estava estudando sobre uma possível venda.
Dessa forma, o JPMorgan* está assessorando a empresa neste quesito e conduzindo o processo de estudo sobre a venda, de acordo com o próprio Subway.
Vale ressaltar que o Subway é considerado a oitava rede de fast food maior da região dos Estados Unidos, contando com mais de 37 mil lojas em mais de 100 países.
Já no Brasil, o Subway conta com mais de 1,6 mil unidades em todos os estados e no Distrito Federal.
* É Uma sociedade gestora de participações sociais incorporada sob a lei de Delaware em 1678 e sediada em Nova Iorque, é a instituição líder mundial em serviços financeiros e a terceira maior empresa do mundo
Mesmo sendo considerada uma das maiores rede de fast-food do mundo, o Subway impressiona por ser um negócio “familiar”. Isso porque não é possível encontrar ações à venda na Bolsa de Valores relacionada a empresa.
Assim, o império segue sendo um negócio privado, comandado pelas duas famílias fundadoras. De acordo como foi declarado por um porta-voz da rede, o objetivo neste momento é de ampliar a marca e gerar o crescimento dos franqueados.
Mas qual é o atual cenário do Subway?
Vale mencionar que o Subway passou por uma reformulação em sua marca após o fechamento de várias lojas.
A rede já estava sendo alvo de diversas críticas sobre a qualidade de seus alimentos que estavam sendo ofertados aos clientes. O objetivo de tal repaginação, era fazer a marca ser vista em alguns países como uma opção rápida de alimentação saudável.
Agora, o que nos resta é aguardar para saber os próximos desdobramentos dessa situação de venda e compra entre gigantes. Por hora, não se sabe exatamente qual será o futuro comprador da rede.
O que se sabe é que a rede de fast-food manterá a conversa saudável do Subway ou se haverá uma nova proposta.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.