BOMBA!

245 lojas engolidas: Rede de mercados rival do Carrefour decreta fim no Brasil e é comprada por gigante

07/06/2024 às 15h48

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Placa de fechado, mercado e Carrefour (Fotos: Reproduções / Canva / André Feites)

Rival do Carrefour tem fim inesperado no Brasil após anos

O Grupo Carrefour chegou ao Brasil há 40 anos, em 1975. Desde então, a rede é uma das maiores no segmento de mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, o Carrefour precisou lidar com novos gigantes do mercado, como Pão de Açúcar, Assaí, Dia, Max e outros.

No entanto, a competição ficará menor, uma vez que um dos mercados decretou o fim do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 31 de março, a rede espanhola Dia fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.

De acordo com informações do G1, a operação será vendida para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o Dia deixará de vez o país e focar nos mercados mais rentáveis, que estão na Espanha e Argentina.

Porém, ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia Brasil que permanecem abertas no país.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, não há certeza se os mercados continuarão abertos ou não após a finalização da venda para o Banco Master.

COMUNICADO

“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros [mais de R$ 220 milhões]”, disse a companhia, em nota.

Além disso, o grupo reforçou que a efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Supermercado Dia, rival do Carrefour (Foto: Reprodução/ Internet)
Supermercado Dia (Foto: Reprodução/ Internet)

PEDIDO DE RECUPERAÇÃO

A rede foi criada em 1979 na Espanha e conta com inúmeras lojas espalhadas pela Argentina, Brasil, Espanha e Portugal.

A rede chegou ao Brasil em 2001 e chegou a ter quase 600 unidades, de acordo com informações do UOL.

No país, a rede tornou-se uma das queridinhas entre o público devido aos bons preços e variedade de produtos.

Além disso, a rival do Carrefour também era responsável por garantir inúmeros empregos em suas redes.

No entanto, nos últimos anos, o Grupo Dia passou a ter dificuldades no Brasil. Em maio deste ano, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial.

A empresa iniciou o processo de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na mesma época, a rival do Carrefour anunciou o fechamento de 343 lojas, com uma dívida estimada em R$ 1 bilhão no país, segundo o G1.

A empresa reforçou que o pedido de recuperação judicial é válido apenas na operação brasileira.

O Grupo Dia também pontuou que o objetivo era “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”.

Supermercado Dia (Foto: Reprodução / Internet)
Supermercado Dia (Foto: Reprodução / Internet)

NOTA NA INTEGRA

O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis.

Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.

O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros.

A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas.

Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.

Thumbnail Video Youtube

QUANTAS LOJAS O CARREFOUR TEM?

Como havíamos mencionado, o Grupo Carrefour tornou-se uma das maiores empresas no Brasil. Mas, poucos sabem quantas unidades a rede possuí.

A rede conta com aproximadamente 500 unidades em todos os estados, segundo o site oficial da marca.

Carrefour (Foto: Reprodução/Internet)
Carrefour (Foto: Reprodução/Internet)

Carrefour
Mercado Dia

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.