Inacreditável!

Rombo em rival do Itaú e dívidas de 2,7 BILHÕES: A falência de gigante do Brasil confirmada por Lo Prete no JG

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência de gigante, rival do Itaú, confirmada por Lo Prete no JG (Reprodução/Canva/globo)

Lo Prete confirma dívida bilionária e falência de empresa gigante no Brasil

Empresa gigantesca, rival do Itaú, decreta falência e rombo com o acúmulo de 2,7 bilhões em dívidas e a âncora Renata Lo Prete confirma queda de império no Jornal da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Justiça decretou agora a noite, a falência da Avianca Brasil. Na semana passada, a empresa tinha pedido a justiça para ter sua falência decretada porque não conseguia cumprir o plano de recuperação judicial”, informou a jornalista em julho de 2020.

De acordo com informações do telejornal, a companhia entrou com o pedido de recuperação judicial em dezembro de 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, na época a empresa se declarou sem condições de pagar dívidas que estimavam em R$ 494 milhões.

No entanto, posteriormente, o valor da dívida foi corrigido para cerca de R$2,7 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um plano de recuperação chegou a ser aprovado pelos credores da empresa em abril de 2019, mas foi questionado por parte das empresas envolvidas no processo.

O plano envolvia a divisão da companhia em sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), incluindo horários de pousos e decolagens (slots).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O leilão com os ativos da companhia foi realizado em julho de 2019, mas, depois, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribuiu os slots da Avianca Brasil para Azul, MAP e Passaredo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio daquele ano, a Anac já havia suspendido todos os voos da Avianca Brasil, alegando temer pela falta de capacidade da empresa para operar com segurança.

Um mês antes, em abril, a empresa se viu obrigada a devolver os aviões que usava para os arrendadores. A Avianca Brasil chegou a ter 48 aviões em sua frota.

Vale ressaltar que a empresa americana de leasing de aviões Well Fargo era um dos maiores credores da Avianca, nos Estados Unidos.

Inclusive, por ser uma das empresas brasileiras com operação nos EUA, a companhia mantinha uma certa rivalidade com o Itaú, que se encerrou com a queda da Avianca. o

Contudo, em novembro de 2019, a administradora judicial Alvarez & Masal, responsável pelo acompanhamento da recuperação judicial da empresa, recomendou a falência da companhia.

Quem paga a dívida de uma empresa falida?

Com a venda dos ativos da empresa devedora, os credores têm suas reivindicações atendidas, ou seja, as dívidas devem ser pagas de acordo com os recursos levantados. Após o pagamento das dívidas, caso reste valores, estes são destinados aos acionistas.

Avião da Avianca (Foto: Reprodução / Internet)
Empresa credora da Wells Fargo (Foto: Reprodução/ Internet)
O Itaú tem operações nos EUA (Foto: Divulgação)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile