Um dos maiores rivais do BK e McDonald’s está se armando como pode para aniquilar de vez com a concorrência
Quando falamos em rede de fast-foods, nomes como Burger King (BK) e McDonald’s sempre são os primeiros a surgir em nossa mente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, a rivalidade entre os dois já viraram memes, sacadas de humor em programas de Tv e, até mesmo, em comerciais.
Mas agora, para a “surpresa geral da nação”, um rival em comum pode colocar os dois no chinelo fazendo com que os oponentes sejam amedrontados com a mesma “ameaça”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da gigante e brasileira Bob’s, que mesmo sendo subestimada por alguns, têm mostrado que é muito mais do que se espera e que pode “aniquilar” as redes rivais …
Crescendo e aparecendo
De acordo com o portal Exame, a rede brasileira irá trabalhar em cima de 2 metas em 2024;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Conseguir reformar pelo menos 70% das lojas
- Abrir novas unidades no estado de São Paulo.
Para isso, a rede se arma para desembolsar R$ 100 milhões em subsídios e redução de taxas para franqueados.
Com faturamento bilionário e mais de 1.000 lojas em operação, o Bob’s teve que escolher entre a abertura de novas lojas ou priorizar a reforma de grande parte das unidades em operação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que de forma esporádica é normal as franquias se atualizarem quanto aos modelos das lojas, por meio de reformas e abertura de novas unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso do Bob’s, o imbróglio aconteceu pela falta de fornecedores.
A rede que atua em 250 cidades brasileiras priorizou a reforma das lojas já existentes, o que retardou, em parte, o crescimento da rede.
No ano de 2023, 139 novos contratos foram fechados, mas apenas 75 lojas foram inauguradas.
As outras foram postergadas para este ano.
Com aumento tímido no número de franquias, o Bob’s cresceu 8% e a receita chegou a R$ 1,4 bilhões. Para 2024, a expectativa é chegar em R$ 1,5 bilhões.
Mão de via dupla
Reformar centenas de lojas não é uma tarefa simples, ainda mais em cidades pequenas no interior do Brasil, com apenas 80 mil habitantes, como é característico da rede.
Ainda de acordo com o portal Exame, a falta de fornecedores mencionada atrasou ainda mais o plano inicial, de 2021, em implementar o Bob’s Conecta.
O que traria um olhar mais digital para as mais de 1.000 unidades da rede, com totens de autoatendimento, wifi e espaços instagramáveis.
O diretor geral da rede, Antônio Detsi, explicou que apesar de não ter o investimento financeiro dos fornecedores regionais, o Bob’s atuou como uma espécie de consultora.
O que aproximou as empresas de bancos, entendendo as possibilidades de crédito e expansão da produção.
A iniciativa foi um verdadeiro “ganha-ganha”. Fornecedores cresceram com a demanda do Bob’s e os franqueados conseguiram fretes e impostos menores por conta do desenvolvimento da produção local.
Até dezembro de 2023, apenas 35% das lojas atuavam com o novo modelo de loja.
Para acelerar a implementação em 2024, o Bob’s criou o programa no qual oferece subsídio e redução de taxas para os franqueados que querem reformar suas unidades.
O critério de seleção passa pela avaliação da operação.
Em suma, os franqueados irão pagar os fornecedores homologados e, como incentivo, o Bob’s vai reduzir taxas participando indiretamente do pagamento da reforma das unidades.
Entre as 20 maiores redes de franquias do Brasil, o Bob’s quer ser mais assertivo em 2024 quando o assunto é abertura de novas unidades.
O foco será a abertura de unidades no estado de São Paulo que aliás está no radar de outras varejistas como a Oxxo, que já conta com 500 unidades na região.
Assim como o programa para reforma de unidades, o plano para novas franquias em São Paulo inclui taxas reduzidas e subsídios.
“Queremos acelerar as reformas e novos negócios em São Paulo nos próximos cinco anos” – Disse Detsi.
Com o investimento na renovação das lojas e crescimento em São Paulo, o Bob’s espera abrir 120 lojas, das quais 64 já foram contratadas no ano anterior, chegando a 1.165.
Aonde a rede Bob’s abriu a sua primeira loja?
De acordo com o portal BFFC, a inauguração da primeira loja do Bob’s foi no coração do Rio de Janeiro, na “princesinha do mar”, mais conhecida como Copacabana, em 1952.
A marca Bob’s é reconhecida por seus sanduíches e hambúrgueres de sabor brasileiro, seus milkshakes e sua operação mais flexível.
Ela foi adquirida pela BFFC em 1996 e atualmente tem 1.072 unidades distribuídas em todos os Estados Brasileiros.