Rede rival do McDonald’s fecha 100 unidades
Nesta sexta-feira, 06, uma notícia sobre o fechamento de 100 unidades de uma rival do McDonald’s vieram à tona.
As dificuldades são tantas que nem mesmo a fortuna de um famoso foi capaz de salvar a rede.
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Estamos falando da rede The B-Burgers. A rede pode ser considerada uma rival do McDonald’s uma vez que segue os mesmos modelos, ou seja, venda de hambúrgueres e franquias.
Em 2021, Carlinhos Maia tornou-se sócio da marca. Mas, segundo o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ele não faz mais parte do time de sócios.
A rede confirmou o fechamento de 100 unidades da hamburgueria e alegou estar passando por “reestruturação”, de acordo com o site.
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A The B-Burger foi fundada em 2018 pelo chef Ítalo Bruno, em Aracaju, e começou a expandir em 2020.
No entanto, há cerca de um ano, o encerramento das unidades começou após a marca ter um novo CEO, Talles Howard.
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Durante entrevista a PENG, Talles Howard afirmou que das 100 lojas fechadas, 40 não chegaram a inaugurar.
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“Vimos que não tinha perfil e devolvemos a taxa de franquia”, disse o CEO da hamburgueria rival do McDonald’s.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Além disso, o CEO da rede alega que as unidades encerradas pertenciam a franqueados que não participavam de treinamentos e convenções.
Os franqueados também não não pagavam os royalties e, em alguns casos, não recebiam sequer os consultores de campo, segundo o portal.
Talles Howard revelou que algumas unidades foram fechadas após acionamento extrajudicial e judicial da franqueadora, enquanto outras por decisão de franqueados.
“Tentamos resgatar, fazer o repasse, mas os franqueados muitas vezes são tão negativos que nem o repasse eu consigo fazer, porque ele fala mal da operação”, disse o CEO.
Atualmente, a rede tem 150 unidades abertas e tem investido para aumentar o faturamento dessas lojas.
De acordo com o CEO, cerca de 80% têm conseguido se pagar e ficado com algum lucro.
Por outro lado, um comunicado dos empreendedores diz que a rede não não cumpriu com o que estava descrito na Circular de Oferta de Franquia (COF), segundo o PEGN.
De acordo com o PEGN, apenas Talles Howard e Ítalo Bruno são os sócios da marca. A ideia é que Carlinhos Maia participe apenas de campanhas publicitárias.
“Entendemos que colocamos para dentro muitos fãs de Carlinhos Maia, que não são empreendedores, que esperam que ele vá até a loja. A gente achou melhor nesse momento de reestruturação tirar ele da sociedade”, disse o CEO.
COMO CRISE DA RIVAL DO MCDONALD’S VEIO À TONA?
Os problemas envolvendo a The B-Burger vieram à tona nesta semana devido a um vídeo da empreendedora Thalia Nunes Lima.
No vídeo, a empreendedora afirmou que a rede tinha fechado “mais de 100 franquias” e fez graves acusações contra Carlinhos Maia.
“É isso que acontece quando se acredita em influencers, todo seu dinheiro sofrido, suado”, disse Thalia Nunes Lima no vídeo.
Em seguida, a empreendedora revelou que adquiriu a marca porque Carlinhos Maia havia garantido “lucros e vendas absurdas”.
Mas, nos últimos meses, o influenciador teria deixado de divulgar a rede nas redes sociais. “Ele simplesmente não divulgou [a marca]”, disse ela.