Triste fim
De investimento milionário a falência: Rival do Mcdonald’s fechou dezenas de restaurantes e deu ADEUS ao Brasil
07/07/2023 às 21h48
Rival do McDonald’s famosa, que conquistou o mundo, foi a falência e fechou dezenas de lojas
Na década de 90, uma famosa rede de fast food chegou ao Brasil para tentar bater de frente com o McDonald’s, mas não deu certo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sucesso não emplacou, a rede não combateu o McDonald’s e a empresa precisou fechar de vez as suas portas e ir embora do país.
A Arby’s veio na década de 1990 mas no Brasil o conceito de fast-food ainda era diferente dos Estados Unidos, o que causou uma estranheza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a revista ‘Pequena Empresa e Grandes Negócios’, uma especialista diz que a Arby’s não acertou em marketing, mas o McDonald’s conseguiu se reinventar:
“O McDonald’s patinou muito com isso também e acertou quando parou de falar de produto e passou a falar do ‘sorriso McDonald’s’. Passou a ser objeto de desejo de primeiro emprego para uma garotada de classe social mais simples. Em contrapartida, acabou vindo também a questão da qualidade do produto, de um serviço mais eficaz, disponibilidade de pontos de venda”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FECHOU TODAS AS LOJAS
A marca norte-americana instalou-se no Brasil em 93, quando o empresário Guilherme Affonso Ferreira, presidente do grupo Bahema, passou a ser master-franqueado da rede.
Entre 1993 e 2000, a rede inaugurou um total de 21 lojas próprias no Estado de São Paulo e três unidades franqueadas -uma em Fortaleza (CE) e outras duas em Brasília (DF), mas todas foram fechadas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Para especialistas em franchising, a forte concorrência com o McDonald’s é um dos fatores que contribuíram para o fechamento das lojas da Arby’s em São Paulo.
“Não é fácil competir com o McDonald’s. Precisa de muita “bala na agulha” e uma operação muito forte”, disse um especialista para a Folha de São Paulo, em 1997.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]