Triste fim

De investimento milionário a falência: Rival do Mcdonald’s fechou dezenas de restaurantes e deu ADEUS ao Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fachada do McDonald's (Foto: Reprodução / Internet)

Rival do McDonald’s famosa, que conquistou o mundo, foi a falência e fechou dezenas de lojas

Na década de 90, uma famosa rede de fast food chegou ao Brasil para tentar bater de frente com o McDonald’s, mas não deu certo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso não emplacou, a rede não combateu o McDonald’s e a empresa precisou fechar de vez as suas portas e ir embora do país.

Arby’s veio na década de 1990 mas no Brasil o conceito de fast-food ainda era diferente dos Estados Unidos, o que causou uma estranheza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a revista ‘Pequena Empresa e Grandes Negócios’, uma especialista diz que a Arby’s não acertou em marketing, mas o McDonald’s conseguiu se reinventar:

“O McDonald’s patinou muito com isso também e acertou quando parou de falar de produto e passou a falar do ‘sorriso McDonald’s’. Passou a ser objeto de desejo de primeiro emprego para uma garotada de classe social mais simples. Em contrapartida, acabou vindo também a questão da qualidade do produto, de um serviço mais eficaz, disponibilidade de pontos de venda”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FECHOU TODAS AS LOJAS

A marca norte-americana instalou-se no Brasil em 93, quando o empresário Guilherme Affonso Ferreira, presidente do grupo Bahema, passou a ser master-franqueado da rede.

Entre 1993 e 2000, a rede inaugurou um total de 21 lojas próprias no Estado de São Paulo e três unidades franqueadas -uma em Fortaleza (CE) e outras duas em Brasília (DF), mas todas foram fechadas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para especialistas em franchising, a forte concorrência com o McDonald’s é um dos fatores que contribuíram para o fechamento das lojas da Arby’s em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não é fácil competir com o McDonald’s. Precisa de muita “bala na agulha” e uma operação muito forte”, disse um especialista para a Folha de São Paulo, em 1997.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile