Rival do Nubank vai ter que devolver milhões a alguns de seus clientes
Todo mundo sabe que o Nubank se tornou um dos maiores bancos do país. Ele é conhecido por sua inovação e excelência em atendimento ao cliente.
Em um cenário muitas vezes repleto de experiências desagradáveis, o Nubank se destaca pela positividade e eficácia no trato com seus clientes.
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A partir da confiança conquistada com o Nubank, novas fintechs acabaram ganhando força no Brasil e entre elas, o C6 Bank acabou se consolidando.
De acordo com o portal Valor Econômico, o C6 Bank assinou um termo de compromisso com o Banco Central (BC) após a autarquia o obrigar a deixar de cobrar indevidamente encargos de parcelamento de fatura de cartão de crédito.
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Sendo assim, o banco firmou um acordo com o Banco Central, comprometendo-se a reembolsar R$ 35,9 milhões a 264.303 clientes.
Esse valor chocante corresponde a cobranças indevidas efetuadas no parcelamento de faturas de cartão de crédito entre 11 de novembro de 2020 e 20 de julho de 2022.
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Os valores a serem devolvidos serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde a data da cobrança indevida até o momento do reembolso.
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O C6 Bank e um administrador da instituição se comprometeram a recolher R$ 1,8 milhão ao BC como contribuição pecuniária, sendo R$ 1,62 milhão do primeiro e R$ 180 mil do segundo. O termo com o C6 Bank foi assinado no dia 22 de abril de 2024.
Se o reembolso não for efetuado dentro de três meses, o acordo prevê que o C6 Bank deverá pagar uma contribuição financeira adicional ao Banco Central, correspondente ao montante ainda não restituído.
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Além disso, o C6 Bank ainda deverá contratar empresa de auditoria independente para fazer um relatório sobre o cumprimento das obrigações previstas no termo de compromisso.
Em sua defesa, o C6 Bank afirma que “adotou medidas sólidas para que tal situação não volte a ocorrer”.
O termo de compromisso é um instrumento do Banco Central em que instituições, administradores e ex-administradores investigados se comprometem a corrigir irregularidades antes do início do Processo Administrativo Sancionador (PAS) ou, se esse já estiver iniciado, com a suspensão de seu andamento.
Ainda de acordo com o portal Valor Econômico, em nota oficial, o C6 Bank informou que “as questões que originaram a assinatura do termo de compromisso foram resolvidas em 2022, assim que detectado o erro”.
Ainda segundo a instituição, a restituição de mais de 98% do valor já foi realizada em 2022 e o banco seguirá as condições e prazos acordados com o Banco Central para realizar as compensações necessárias.
Desse modo, a devolução será feita de forma automática aos clientes que têm direito sobre alguma devolução. Em caso de dúvidas, os correntistas do rival do Nubank podem entrar em contato com os canais oficiais do C6 Bank.
QUANTOS CLIENTES TEM O NUBANK E O C6 BANK?
Conforme informações destacadas pelo próprio Nubank, hoje mais de 90 milhões de pessoas usam o banco online. Mas, a meta da instituição financeira é em 2024 alcançar a marca dos 100 milhões.
De acordo com informações do portal Insights, o JP Morgan tornou-se acionista do C6 Bank em junho de 2021, quando adquiriu uma participação de 40% no banco digital.
Desde então, a fintech triplicou o número de clientes, para 25 milhões de usuários atualmente.