TRISTE FIM!
Descanse em paz e falência: Rival do Pão de Açúcar e outro do Atacadão deixam o Brasil e fecham 400 lojas
25/06/2024 às 11h12
Rival do Pão de Acuçar e outro do Atacadão encerram atividades no país após anos
No Brasil, existem diversas opções de supermercados para que os cidadãos realizem as compras essenciais para o dia a dia. Mas, nem sempre as grandes marcas conseguem continuar no mercado, como foi o caso de um rival do Pão de Acuçar e outro do Atacadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira, 25, iremos recordar o fechamento de 400 lojas de dois grandes mercados, após a saída definitiva do país, que ocorreu em 2023 e 2024.
Estamos falando do Supermercado Dia e do Makro Atacadista. Ambas empresas tornaram-se gigantes nos últimos anos, mas tiveram um fim trágico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, iremos falar sobre a situação do Dia. No dia 14 de março deste ano, a empresa anunciou o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil.
SAÍDA DO PAÍS
Na época, a rival do Pão de Açúcar confirmou que continuaria com as 244 lojas apenas na cidade de São Paulo, de acordo com o G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse Guillaume Marie Didier, diretor financeiro do Dia.
A decisão da marca também foi para focar nas empresas mais rentáveis do grupo, que atualmente estão na Espanha e Argentina.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Encerrou suas atividades”: Fim de serviço vital da Drogaria São Paulo em SP chega por motivo alarmante
● Descanse em paz: Fim de 7 chocolates populares da Nestlé e extinção no Assaí, Carrefour e +
● Câncer e doença fatal: 5 estrelas de ‘O Clone’, da Globo, aniquiladas pela morte
No dia 21 de março, o grupo Dia entrou com um pedido de recuperação judicial no Brasil devido aos problemas financeiros. Mas, a ação ocorreu apenas no Brasil.
Pouco tempo depois, em maio deste ano, a rede espanhola fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.
A operação será vendida para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master, que viabilizou a realização do negócio por meio da criação de um fundo exclusivo, segundo o G1.
Desse modo, a rival do Pão de Açúcar sairá do Brasil, mas ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia que permaneceram abertas.
Ou seja, o grupo espanhol saíra do país, mas ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia Brasil que permanecem abertas no país.
MAKRO
Em julho de 2023, o Makro Atacadista se despediu do Brasil após vender suas lojas para empresas como Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira.
Em junho do ano passado, a rede fechou a venda de três unidades para o Savegnago e uma para o Grupo Pereira.
Já em janeiro, o Grupo Muffato adquiriu 16 lojas e 11 postos de combustíveis no estado de São Paulo, segundo o portal Giro News. Em 2020, a marca já havia fechado 29 unidades.
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”, disse o comunicado da empresa na época.
As duas redes acabaram fechando ao todo 400 lojas e lidaram com a “falência” no país, uma vez que encerraram suas atividades.
QUANTOS SUPERMERCADOS PÃO DE AÇÚCAR TEM?
Enquanto o Dia lida com fechamentos, o Pão de Açúcar continua a crescer no mercado brasileiro.
Atualmente, o Pão de Açúcar conta 91 pontos em São Paulo e 154 no Brasil, de acordo com informações da Veja.
No entanto, a ideia do Pão de Açúcar é abrir mais 300 endereços até o final de 2024, sendo 250 da rede Minuto.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]