TRISTE FIM!

Descanse em paz e falência: Rival do Pão de Açúcar e outro do Atacadão deixam o Brasil e fecham 400 lojas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mercado, Pão de Açúcar e Atacadão (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rival do Pão de Acuçar e outro do Atacadão encerram atividades no país após anos

No Brasil, existem diversas opções de supermercados para que os cidadãos realizem as compras essenciais para o dia a dia. Mas, nem sempre as grandes marcas conseguem continuar no mercado, como foi o caso de um rival do Pão de Acuçar e outro do Atacadão.

Nesta terça-feira, 25, iremos recordar o fechamento de 400 lojas de dois grandes mercados, após a saída definitiva do país, que ocorreu em 2023 e 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do Supermercado Dia e do Makro Atacadista. Ambas empresas tornaram-se gigantes nos últimos anos, mas tiveram um fim trágico.

Primeiramente, iremos falar sobre a situação do Dia. No dia 14 de março deste ano, a empresa anunciou o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil.

SAÍDA DO PAÍS

Na época, a rival do Pão de Açúcar confirmou que continuaria com as 244 lojas apenas na cidade de São Paulo, de acordo com o G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse Guillaume Marie Didier, diretor financeiro do Dia.

A decisão da marca também foi para focar nas empresas mais rentáveis do grupo, que atualmente estão na Espanha e Argentina.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 21 de março, o grupo Dia entrou com um pedido de recuperação judicial no Brasil devido aos problemas financeiros. Mas, a ação ocorreu apenas no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pouco tempo depois, em maio deste ano, a rede espanhola fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.

A operação será vendida para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master, que viabilizou a realização do negócio por meio da criação de um fundo exclusivo, segundo o G1.

Desse modo, a rival do Pão de Açúcar sairá do Brasil, mas ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia que permaneceram abertas.

Ou seja, o grupo espanhol saíra do país, mas ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia Brasil que permanecem abertas no país.

Supermercado Dia (Foto: Reprodução/ Internet)

MAKRO

Em julho de 2023, o Makro Atacadista se despediu do Brasil após vender suas lojas para empresas como Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira.

Em junho do ano passado, a rede fechou a venda de três unidades para o Savegnago e uma para o Grupo Pereira.

Já em janeiro, o Grupo Muffato adquiriu 16 lojas e 11 postos de combustíveis no estado de São Paulo, segundo o portal Giro News. Em 2020, a marca já havia fechado 29 unidades.

“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”, disse o comunicado da empresa na época.

As duas redes acabaram fechando ao todo 400 lojas e lidaram com a “falência” no país, uma vez que encerraram suas atividades.

Makro (Foto: Reprodução / ABAD)

QUANTOS SUPERMERCADOS PÃO DE AÇÚCAR TEM?

Enquanto o Dia lida com fechamentos, o Pão de Açúcar continua a crescer no mercado brasileiro.

Atualmente, o Pão de Açúcar conta 91 pontos em São Paulo e 154 no Brasil, de acordo com informações da Veja.

No entanto, a ideia do Pão de Açúcar é abrir mais 300 endereços até o final de 2024, sendo 250 da rede Minuto.

Pão de Açúcar – Foto Internet

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile