Grandes cantores brasileiros, Roberto Carlos e Erasmo Carlos lutam para serem donos de seus maiores sucessos do passado
Roberto Carlos e Erasmo Carlos lutam fortemente na Justiça para terem total direito a algumas de suas músicas mais famosas. O problema é que os artistas sofreram uma derrota que não cabe mais recursos, e isso faz com que sucessos como “É Preciso Saber Viver” e “Se Você Pensa” não sejam oficialmente deles.
De acordo com Alessandro Lo-Bianco, do programa “A Tarde é Sua”, os cantores assinaram um contrato com uma editora quando tinham por volta de 20 anos, que detinha os direitos sobre suas composições. O problema é que eles se tornaram gigantes da música brasileira e até hoje não podem comprar o acervo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, Roberto Carlos e Erasmo tentam se tornar donos de algumas de suas músicas, mas a Justiça tem negado consecutivamente suas tentativas. Pela segunda vez, os veteranos tentaram mudar o acordo apenas para licenciamento, e não direitos totais sobre as músicas. A decisão, segundo o colunista de Sonia Abrão, é “irrevogável”.
Assim como acontece com vários artistas internacionais que assinam contratos muito jovens, os vocalistas continuarão recebendo os lucros de suas composições, mas sem serem donos delas. Seus únicos direitos sobre essas músicas se referem à proibição de novas versões e uso em ações publicitárias delas.
VÁRIAS MÚSICAS
São cerca de 64 a 87 músicas que Roberto Carlos e Erasmo Carlos escreveram na juventude. O contrato, por sua vez, eles assinaram quando tinham por volta de 23 anos de idade. Na época, os veteranos não faziam ideia de que estourariam mundo afora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUITO TALENTOSO
Vale ressaltar que Roberto Carlos é um grande compositor. De acordo com o jornal O Globo, ele escreveu três canções nos últimos dias, após testar positivo para a Covid-19. Por causa do isolamento social, suas inspirações afloraram e tudo indica que essas canções verão a luz do dia até o fim do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE