O veterano não quer que uma paródia de sua música seja usada pelo humorista em sua campanha política
Depois de uma longa disputa nos tribunais no passado, Roberto Carlos está processando novamente o famoso humorista Tiririca, que é Deputado Federal pelo PL, do Ceará, e busca um novo mandato.
De acordo com a Revista Veja, o Rei acionou o político judicialmente pelo uso, sem autorização da música ‘O Portão‘, durante o horário eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O famoso fez a paródia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizar versões de músicas sem a autorização prévia do proprietário dos direitos autorais. Roberto Carlos pede indenização de 50 mil reais por danos morais e a retirada imediata do vídeo do ar.
Essa é a segunda vez que o cantor veterano processa Tiririca, nas eleições de 2014, o humorista já havia usado uma paródia de Roberto Carlos em um dos seus jingles. O humorista foi condenado na justiça, mas em 2019, o STJ reverteu a decisão por entender que paródias não ultrapassam a lei de direitos autorais.
De acordo com a publicação da Veja, o novo processo foi aberto na 44º Vara Cível de São Paulo, onde os os advogados de Roberto Carlos alegaram que a paródia “induz os eleitores e o público em geral a erro, causando uma associação indevida entre Tiririca e Roberto Carlos, gerando danos à reputação do músico“.
NO PASSADO, ROBERTO CARLOS AFIRMOU QUE PARÓDIA DE TIRIRICA LHE FEZ PERDER UM CONTRATO PUBLICITÁRIO
Na primeira paródia feita pelo deputado, a campanha ainda fazia uma referência a um comercial que Roberto Carlos fez para uma marca frigorífica. O cantor dizia que ficou 32 anos sem comer carne até ser convidado para virar garoto-propaganda, mas o resultado não foi o esperado pelas duas partes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A própria empresa rompeu o contrato um ano antes do vencimento, porque o público não acreditava no discurso do Rei da Jovem Guarda. “Já deixei de fazer comerciais ou fazer campanhas, acertar contratos por não concordar com aquilo. Tudo isso que falaram é um absurdo“, disse Roberto Carlos em uma entrevista ao UOL na ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE