Rodrigo Bocardi dá notícia que atinge planos de saúde de idosos
Nesta sexta-feira, 05, Rodrigo Bocardi paralisou o Bom Dia São Paulo, da Globo, com uma notícia sobre cancelamento de planos de saúde.
O apresentador mostrou uma reportagem sobre a dificuldade dos idosos em meio aos planos de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A gente mostra quase todos os dias as pessoas que não conseguem ser atendidas em hospitais e postos de saúde. Agora tem a dificuldade de pagar pelo plano, estar internado e correr o risco de ficar sem os cuidados médicos que precisam”, iniciou o âncora.
Em seguida, o jornalista exibiu a reportagem de Indianara Campos, que contou a história de Lia.
Lia está com dificuldades com os planos de saúde dos pais, de 80 e 76 anos. Ambos são dependentes de tratamentos médicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano de saúde quer comprovar o vínculo para continuar com o contrato coletivo. Mas, o plano já afirmou que não irá cancelá-los devido ao tratamento médico.
Mas, a verdade é que as reclamações sobre os planos de saúde e cancelamentos aumentaram nos últimos anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reportagem da Globo mostrou que o aumento das reclamações na ANS aumentaram 51% apenas em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em SP, as reclamações na ANS por suspensão de contratos de planos coletivos por adesão aumentou de 598 em 2022 para 903 em 2023, 51% a mais. O porcentual é maior se é ainda maior se compararmos entre os dois primeiros meses deste ano e do ano passado, 61,6%”, disse a repórter.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
A ANS revela que o comprovante de vinculo pode ser exigido pelas operadoras desde que esteja previsto em contrato, o mesmo vale para os prazos de rescisão.
Rodrigo Bocardi também mostrou o depoimento de Alexandre Fioranelli, diretor da ANS, que reforça que o beneficiário pode ser excluido em causa de fraude.
“O beneficiário só pode ser excluído de um plano coletivo se ele praticar alguma fraude ou se perder o vínculo com a empresa”, disse o diretor da ANS, que continuou:
“Esse consumidor terá o direito da portabilidade de carência, ele pode entrar no site da ANS e pesquisar os planos disponíveis para contratar em um prazo de 60 dias sem necessidade de cumprir novos prazos de carência. Se o beneficiário estiver internado, ele não poderá ter seu atendimento interrompido”, afirmou Alexandre Fioranelli.
Além disso, Rodrigo Bocardi pediu um depoimento das associações que representam os planos de saúde sobre as opções dos idosos em meio aos cancelamentos.
“Associações que representam os planos de saúde para saber que opção tem os idosos que não tem a opção de fazer um plano individual, são recusados pelas operadoras ou as mensalidades são caríssimas”, disse o âncora, que continuou:
“A federação nacional de saúde suplementar, disse que as operadoras e administradoras são legalmente habilitadas em incluir e excluir beneficiários de planos coletivos desde que confirmadas as condições previstas na lei”, afirmou Rodrigo Bocardi.
Por fim, o apresentador revelou que a Abramge informou que tanto para contratação, quanto para permanência em planos de saúde coletivos, a pessoa precisa comprovar o vínculo com a associação que fez o contrato.
“Nenhuma das duas respondeu as alternativas para os idosos”, finalizou Rodrigo Bocardi no Bom Dia Brasil.
A reportagem da Globo não citou os nomes dos planos de saúde. Porém, nos últimos meses, a Unimed, Amil e outras operadoras também são expostas com casos de cancelamentos.
QUAL É O SALÁRIO DE RODRIGO BOCARDI?
Rodrigo Bocardi tornou-se um dos maiores nomes da Globo, local em que está desde 2009. O âncora passou pelos principais telejornais do canal.
Mas, afinal, qual é o salário do comunicador? De acordo com o portal Capitalist, ele receba cerca de R$ 100 mil mensais.