Sem pensar duas vezes, Banco Central confirma a falência de dois bancos populares do Brasil, resultantes de um rombo milionário
Muita gente não sabe, mas o Banco Central, em suma, gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.
Assim, dentre tantos, o BC tem como objetivo garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo a autarquia poderosa que é, o Banco Central já emitiu um alerta decretando a falência de dois bancos populares no Brasil por rombo milionário e vocês irão relembrar tudo nesta quinta-feira (18).
De acordo com informações do portal Nord Investimentos, no início de 2023, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial das financeiras PortoCred e BRK. As duas estavam em situações complicadas no balanço há alguns anos.
É importante frisar que, as informações dão conta de que os títulos desses bancos eram amplamente encontrados em plataformas de corretoras e distribuídos para o investidor pessoa física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande atratividade era que esses papéis pagavam taxas maiores que os bancos tradicionais. Com isso, atraíam muitos interessados nos seus produtos.
Segundo a fonte, a BRK, por exemplo, vinha apresentando prejuízo desde 2017. O Índice de Basileia do BRK também estava bem abaixo do mínimo necessário para evitar a liquidação (em torno de 10,5%).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no que se trata da PortoCred, por sua vez, também estava em situação muito semelhante, com prejuízo no balanço e Basileia abaixo do mínimo aceitável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, vale falar também que, na época, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) também publicou uma página com o passo a passo para quem tinha títulos de crédito desses bancos e precisava fazer a solicitação da garantia desses valores.
O que acontece quando um banco digital declara falência?
Para quem não sabe, os bancos digitais são integrados ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), caso algum deles quebre ou decrete falência, o Banco Central bloqueia o dinheiro da instituição para garantir o pagamento de todos os consumidores.
O FGC atesta o direito do recebimento de até R$250 mil de investimentos realizados com seu CPF.
Quem paga as dívidas de uma empresa falida?
Com a venda dos ativos da empresa devedora, os credores têm suas reivindicações atendidas, ou seja, as dívidas devem ser pagas de acordo com os recursos levantados. Após o pagamento das dívidas, caso reste valores, estes são destinados aos acionistas.