Caixa Econômica Federal têm rombo bilionário exposto ao público e você PRECISA saber o quanto isso pode, ou não, te prejudicar
A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras públicas mais importantes do nosso país. Através dela, cidadãos brasileiros têm acesso aos benefícios oferecidos pelo governo entre outros serviços.
Porém, recentemente, um dado divulgado andou preocupando brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Seu Crédito Digital, a antiga gestão do governo federal acabou criando duas novas linhas de crédito por meio da Caixa Econômica Federal: o empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil e o SIM Digital.
Com o final da gestão, essas medidas resultaram em um rombo bilionário para o banco público. Fora isso, o nível de inadimplentes chegou a 80%, o que acabou complicando ainda mais.
Análise de danos …
Esse prejuízo na Caixa pode chegar aos R$ 600 milhões. No final do ano, o banco registrou o volume mais baixo dos ativos de alta liquidez desde o ano de 2017.
É bom lembrar que esse montante é o que garante o funcionamento. Como mencionamos anteriormente, a Caixa Econômica Federal tem uma importância imensurável aos brasileiros, sendo assim, é importante manter a transparência aos cidadãos e o quanto isso pode, ou não, prejudica-los.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o foco do problema tem relação com as duas modalidades de crédito lançadas pela Caixa, é provável que as pessoas mais afetadas sejam justamente aqueles que contrataram os serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso do SIM Digital, já houve anúncio do uso dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar a dívida. Estima-se que o valor seja de R$ 1,8 bilhão.
Já em relação ao consignado do Auxílio Brasil, as parcelas ainda precisam ser quitadas de acordo com o contrato. Os valores têm o desconto diretamente sobre a quantia do benefício depositado na conta.
No entanto, aqueles que tiveram o benefício suspenso, precisam tirar do próprio bolso para quitar o débito.
E os demais clientes da Caixa? Vão se prejudicar também?
Para os demais clientes da Caixa Econômica Federal que não contrataram nenhuma das linhas de crédito, o impacto não deve ser sentido neste aspecto. Por isso, os outros serviços prestados pelo banco público devem continuar sendo executados normalmente
Segundo o portal Terra, a situação só vai piorar, caso os correntistas, com medo de enfrentar problemas, começar a sacar o dinheiro como uma forma de proteção.
Se ocorrer, a situação da instituição financeira pode se tornar generalizada e atingir outros setores.