HEGEMONIA VIROU PESADELO

Rombo de 170 mi, debandada e estrelas indo pra rival: Globo vê o seu maior tesouro desmanchar após 20 anos

07/04/2022 às 16h52

Por: Erick Martins
Imagem PreCarregada
Estúdios Globo são a sede da dramaturgia do canal no Rio de Janeiro- Foto: Divulgação

A emissora carioca viu diretores, atores e até autores deixando o canal e o cenário não parece promissor

Há 70 anos como uma das pioneiras da dramaturgia no Brasil, a Globo vive um dos momentos mais conturbados com um dos seus principais segmentos. Entre demissões de diretores, autores e até estrelas pedindo pra sair, a emissora enfrenta uma completa reformulação no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Revista Veja anunciou recentemente o pedido de demissão de dois diretores da dramaturgia da Globo: Carlos Manga e André Felipe Binder. Tempos depois foi a vez de Maria de Médicis se despedir da empresa por meio de uma rede social. Os três engrossam uma lista que já tem Joana Jabace, Flávia Lacerda, Pedro Vasconcelos e Rogério Gomes. Todos eram veteranos da emissora e deixaram o canal em um ano.

Além da debandada de profissionais por trás da câmeras, a empresa da família marinho tem se desfeito dos contratos fixos com atores e atrizes o que permitiu que Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos, Camila Pitanga e Antônio Fagundes migrassem rapidamente para os mais variados serviços de streaming, que se tornaram os principais rivais da Globo nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães e Antônio Fagundes foram um dos principais atores que deixaram a Globo

Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães e Antônio Fagundes foram um dos principais atores que deixaram a Globo- Foto: Montagem/TV Foco

Segundo João Gabriel Batista, colunista do site TV Pop, as diversas saídas fazem parte de um processo da descentralização da produção nacional, principalmente de séries e novelas, que há 20 anos são um dos carros-chefes da Globo.

Atualmente, com novas plataformas e principalmente o streaming se reforçando cada vez mais, os profissionais que atuam por trás das câmeras e até as estrelas enxergam oportunidades de ganharem mais, ao mesmo tempo que trabalham menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

GLOBO FECHOU 2021 COM PREJUÍZO DE 170 MILHÕES

O cenário fica ainda menos empolgante já que mesmo com tantas baixas, a emissora carioca ainda fechou 2021 com um rombo de 173 milhões, de acordo com um balanço obtido pelo Notícias da TV.

Devido a alta demanda com eventos esportivos e a retomada de novelas inéditas no meio da pandemia a emissora gastou mais do que arrecadou, o que acendeu um sinal de alerta para os executivos da rede, sendo assim, uma nova onda demissões e cortes são esperadas ao longo de 2022.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo
Novelas

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.