urgente
Rombo de R$4,5 bilhões, 500 unidades fechadas e escândalo: A falência de 2 redes de farmácias gigantescas
07/03/2024 às 14h30
Confira tudo sobre a falência de duas redes de farmácias gigantescas
A falência de grandes empresas do Brasil e do mundo sempre acaba pegando muita gente de surpresa diante de tantas situações inesperadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, diante de um rombo de R$4,5 bilhões, 500 unidades fechadas e escândalo, vocês irão conferir nesta quinta-feira (7), tudo sobre a falência de 2 redes de farmácias gigantescas. Vamos lá?
Bom, de acordo com informações do portal Congresso em Foco, no ano de 2019 a grande rede Purdue Pharma declarou falência. Os membros da família Sackler, para escapar da prisão, fizeram um acordo no montante de 4,5 bilhões de dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender sobre o assunto, a família Sackler, proprietária da Purdue Pharma, foi alvo de milhares de processos por causa do medicamento OxyContin, altamente viciante.
A empresa pediu falência em 2019 e fechou um acordo no valor de 6 bilhões de dólares para se blindar de novas ações. Foi um verdadeiro escândalo na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante de tudo, em 2007, a Purdue Pharma reconheceu sua responsabilidade em processos penais promovidos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Segundo o que foi informado pela fonte, a empresa pagou mais de 600 milhões de dólares em multas e indenizações.
Ah, e não menos importante, de acordo com informações do portal Achei Usa, outra grande farmácia, também dos Estados Unidos, declarou falência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei histórica do cartão de crédito, sancionada por Lula, salva milhares de trabalhadores em 2024
● FIM do trabalho aos domingos e feriados: Nova lei trabalhista arma 2 viradas e CLTs estão em festa
● Alerta urgente de bloqueio em novembro: INSS crava 2 passos para evitar corte do benefício
A Rite Aid, terceira maior rede de farmácias autônoma do país, entrou com pedido de falência anunciando o fechamento de cerca de 500 de suas 2.200 lojas.
As informações dão conta ainda de que a falência da empresa acabou refletindo um problema crescente no varejo farmacêutico. Até porque, de acordo com a fonte, a CVS, a maior rede dos EUA, fechou 244 lojas entre 2018 e 2020. Em 2021, anunciou o plano de fechar 900 lojas até 2024.
Já a Walgreens disse que em 2019 fecharia 200 lojas e em junho anunciou o fechamento de mais 150 lojas. Ou seja, no país citado, é um ramo que se sente ameaçado pela crise.
Por fim, é válido falar ainda que as farmácias com maior risco de fechamento são aquelas com grande base de clientes de seguros públicos, que apresentam taxas de reembolso mais baixas do que os planos privados, bem como as farmácias independentes.
Quantas empresas faliram no Brasil em 2023?
De acordo com informações do R7, o Brasil teve mais empresas fechadas em 2023. A cada minuto, quatro empresas fecharam no Brasil em 2023, segundo o Mapa de Empresas, do governo federal.
Foram 2.153.840 de negócios extintos, o que representa um aumento 25,7% em relação a 2022, quando 1.712.993 companhias fecharam.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: