Situação complicada deixou clientes em desespero
O Brasil é um dos raros países do mundo que oferece um serviço de saúde gratuito, o SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, existe também a opção de contratar os planos de saúde. Sendo que um dos convênios mais conhecidos é o da Unimed, que está presente em praticamente todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, no entanto, trataremos de uma situação difícil. Isso porque um dos convênios da Unimed, a Unimed Rio, vem passando por uma situação delicada. Acontece que a companhia afundou com a perda de R$ 3,2 bilhões e deixou 600 mil clientes desesperados.
A empresa transferiu em abril todos os seus beneficiários para a Unimed Ferj (Unimed do Estado do Rio de Janeiro). Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed-Rio tem 452.598 beneficiários em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos. Sem alterações de preço, produtos, rede e carências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo O Globo, os médicos (são cerca de 4 mil cooperados) também vão continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio. A empresa estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a ANS, o convênio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.
“A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar em qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários”, informou a agência em nota. O fato é que a notícia envolvendo a Unimed Rio pegou todos os clientes completamente de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
● tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
● possibilidade de coparticipação;
● tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
● abrangência: se nacional ou regional;
● períodos de carência;
● reajuste por idade;
● amplitude da rede credenciada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
● Decreto da ANS: Ana Paula paralisa BDBR com pesadelo da Unimed, Amil e + com 8M de clientes deixados na mão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE