FIM DE UMA ERA!

ROMBO DE R$45 BI E ADEUS; O triste fim de canal de TV tradicional e desabafo do apresentador: “Tristeza”

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Canal de Tv saiu do ar após rombo de bilhões vir à tona (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Canal de TV tradicional acabou tendo um triste desfecho após rombo de bilhões vir à tona e apresentador desaba com notícia

E um canal tradicional aberto de televisão, que permaneceu no ar por 30 anos, acabou tendo um triste desfecho após terrível crise financeira e um rombo bilionário que o deixou afastado das telinhas de forma definitiva para a tristeza de muitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da icônica Shoptime, que teve sua primeira transmissão televisiva no ano de 1995, entrando no ar como pioneiro em televendas no Brasil.

Seu fim foi tão impactante que o próprio apresentador fez um desabafo comovente sobre o ocorrido em uma entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma trilha de sucesso …

A historia da Shoptime começou com um ponta pé inicial em investimento de 5,5 milhões de dólares, e foi inicialmente gerido em sociedade entre a Multicanal, as Organizações Globo (que detinha 40% de participação) com as Lojas Americanas (10%)

De acordo com a Wikipédia, a empresa proprietária do canal foi comprada pelo grupo controlador das Lojas Americanas, que logo o integrou ao grupo B2W Digital (Do qual ela pertence até os dias atuais).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda sob os termos da venda do Shoptime ao grupo B2W, as operadoras NET e Sky ofereceriam espaço gratuito em suas grades para o canal até o ano de 2014, fazendo com que ela tivesse transmissão aberta mesmo em canal pago.

 Com o término desse período, as renegociações começaram. Chegou-se a calcular, na imprensa especializada, que cerca de R$3 milhões seriam necessários para custear a presença da TV Shoptime nas grades de programação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, em 2015, foi anunciado que o canal renovou o contrato com a NET e a Sky e passaria a pagar pelo espaço, assim como os demais canais de televendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- O fim

No dia 17 de maio de 2017, o canal saiu da Sky devido à crise que o canal enfrentava desde novembro de 2016 por conta da queda das vendas.

Mas acabou voltando para a grade de programação da operadora um dia depois. Mas em  julho de 2017, a Shoptime deixou de ser exibida pela operadora ClaroTV.

De acordo com o Pop Time, no dia  17 de maio de 2023, foi anunciado que o canal encerraria suas transmissões em TVs pagas e abertas.

Uma das razões para sua extinção da transmissão da emissora nas operadoras e pelo sinal terrestre se tratava do processo de recuperação judicial que a Americanas.

Que aliás está enfrentando um cenário conturbado, em razão de um rombo que soma a  R$ 47,9 bilhões.

Como a varejista mantém o canal, a Shoptime acabou sofrendo junto com esse impacto*.

*Para saber mais sobre a situação das Americanas clique aqui

Por conta disso a medida foi determinada em razão de um cortes de gastos, já que o valor das transmissões pela televisão é considerado extremamente elevado para manter.

No dia 30 de maio de 2023, a emissora transmitiu pela última vez a sua programação na televisão e por volta das 0h do dia 31, o sinal foi interrompido e substituído por color bars*, um dia antes da data prevista de encerramento, que era para ser no dia  1.° de junho

*As barras de cor ou color bars são um sinal de vídeo que se utiliza na produção de programas de televisão para a comprovação do estado dos sistemas de produção, que geram, tratam e transmitem o sinal de televisão

2- O desabafo do apresentador

Como mencionamos no inicio desse texto, o apresentador Ciro Bottini, que ficou conhecido nacionalmente, nos anos 1990, pelo trabalho no Shoptime, fez um comovente desabafo.

Em entrevista exclusiva ao portal NaTelinha, lamentou o fim das operações da marca nas operadoras de TV por assinatura e nas antenas parabólicas :

“Recebi com tristeza, afinal de contas fui um dos fundadores do Shoptime, esse modelo de venda de produtos pela TV. Tenho um carinho enorme pela marca, pelo modelo e por tudo que fizemos. Fiquei lá por quase 30 anos”.

Atualmente, ele é apresentador, empreendedor, vendedor e palestrante, com mais de 150 mil seguidores só no Instagram.

Qual foi o real desfecho do canal?

De acordo com “Aqui tem Fofoca”, em vídeo curto exibido no Youtube, o canal Shoptime anunciou sua migração para o ambiente digital.

O apresentador disse que as lives passariam a ser exibidas no Youtube e Instagram da Americanas. A legenda ainda dizia “que a vida é feita por ciclos e esse foi encerrado para que outro comece”. 

 

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile