Roteirista revela que Ênio e Beto, da série infantil Vila Sésamo, são casal gay

19/09/2018 às 20h13

Por: Renan Santos
Imagem PreCarregada
Fantoches Ernie e Bert em cena de Vila Sésamo. (Foto: Reprodução)
Fantoches Ernie e Bert em cena de Vila Sésamo. (Foto: Reprodução)

Fantoches Ernie e Bert em cena de Vila Sésamo. (Foto: Reprodução)

Uma das primeiras séries educativas da TV mundial, Vila Sésamo virou alvo de polêmica nesta semana após uma declaração feita por um ex-roteirista da produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista ao site Querty, Mark Saltzman, que colaborou em 31 episódios da versão americana de Vila Sésamo entre 1984 e 1998, contou que os personagens Ernie e Bert — Ênio e Beto na versão em português — são um casal gay. “Eu nunca falei para os meus chefes que estava escrevendo sobre meu parceiro e eu. Mas havia personagens que tinham apelo para o público gay”, declarou.

De acordo com o roteirista, a interação entre os personagens foi inspirada na sua relação amorosa com o editor de vídeo Arnold Glassman. “Eu não tinha outra maneira de contextualizá-los. Mais de uma pessoa se referia a mim e a Arnie [Arnold] como ‘Bert e Ernie'”, disse Mark, revelando ainda que o nome de Ernie também é inspirado no apelido do seu parceiro, que é Arnie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Próxima supersérie da Globo, Irmãos de Sangue será inspirada em grande obra da literatura

A revelação gerou polêmica, e a produtora responsável pela série acabou rebatendo a informação de que os personagens são gays. Em um comunicado divulgado através das redes sociais, a Sesame Workshop afirmou que Ernie e Bert são “apenas bons amigos”. “Mesmo que eles sejam identificados como personagens masculinos e tenham muitos traços e características humanas (como a maioria dos Muppets da Vila Sésamo), eles continuam sendo fantoches e não têm uma orientação sexual”, diz o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pioneira, Vila Sésamo se tornou um sucesso mundial, ganhando versões em diversos países ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A atração já teve uma versão nacional exibida pela Globo nos anos 70, e outra mais recente produzida pela TV Cultura entre 2007 e 2016.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bastidores da Tv
Beto
Internacional
noticias da tv
Polêmicas
TV Cultura
tv internacional

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.