ADEUS!
Ruínas, gente morta e demolição: O fim de shopping popular de SP
22/09/2024 às 0h56
O centro comercial gigantesco e queridinho do Brasil teve o adeus cravado e surpreendeu milhares de clientes. O adeus se deu após anos de atividade
Os shopping centers são bastante populares no Brasil. Seja para ir às compras ou apenas passear, os empreendimentos colossais acabam sendo o local ideal de milhares que desejam se divertir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o comércio on-line vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores nos últimos tempos. Essa situação tem feito alguns estabelecimentos de grande porte irem ao fundo do poço, como é o caso do que iremos tratar desta vez.
Fim de shopping
Vale dizer que estamos falando do Best Shopping, situado em São Bernardo do Campo, São Paulo. O empreendimento foi fundado em 1986 e, inclusive, chegou a receber uma média de 5 mil pessoas por semana e até 10 mil aos fins de semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, segundo o portal G1, da Globo, a construção dividida em três pavimentos possuía 8 mil m² e se tornou uma dor de cabeça aos moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade da Grande São Paulo.
O empreendimento lidou com um grave período de turbulência e muitas dificuldades financeiras por 4 anos consecutivos. Mas, das 193 lojas abertas no local, somente 43 seguiram funcionando até julho de 1999.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, além das dificuldades financeiras, a prefeitura lacrou o prédio por conta da falta de alvará do Corpo de Bombeiros. Assim, muitos proprietários bateram o martelo e decidiram fechar às portas dos seus estabelecimentos.
Lixão
Assim, inutilizaram as salas cinema e não ocuparam a área de refeições totalmente. As lojas restantes foram distribuídas entre o primeiro e o segundo andar, deixando o terceiro completamente vazio.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de R$ 1.412: Tralli interrompe Jornal Hoje com anúncio de Haddad e virada no salário mínimo 2025
● 2025 mal chegou: Valores históricos do salário mínimo para 2026 e 2027 são divulgados e deixam CLTs em festa
● Apps do Itaú, Nubank e mais com dias contados: Comunicado do Banco Central traz substituto a 212M brasileiros
O fechamento do shopping, aliás, causou a perda de emprego para uma média de 200 funcionários que tinham funções nas lojas, na manutenção do espaço e na segurança. O adeus ocorreu por volta de 2001.
Assim, o espaço do shopping abandonado serviu para moradores de rua, usuários de drogas, skatistas, pichadores, grafiteiros e muitas outras pessoas. Entre 2002 e 2006, o local sofreu invasões, foi saqueado, teve os fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante furtados.
Todavia, o mais bizarro de tudo é que, havia pessoas que usavam o local para rituais macabros de magia negra. “As mulheres vinham grávidas e saíam sem as crianças. Eles comiam gente morta aqui. Todo mundo que tinha contato com o shopping saía com uma “coisa daqui”, relatou um ex-morador.
Considerações finais
Por fim, vale dizer que, no ano de 2015, depois de 14 anos do fechamento, o prédio que estava em decadência foi finalmente demolido. Afinal, o estabelecimento se tornou um verdadeiro pesadelo para os moradores da vizinhança.
Qual o maior shopping do Brasil?
Segundo o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]