INVESTIMENTOS

Sábados sucateados e jogados da TV: a chance de ouro para Record voltar a reinar com global

Marcos Mion e Raul Gil apresentam programas aos sábados (Foto: Divulgação/TV Globo/Record/SBT)

Marcos Mion e Raul Gil apresentam programas aos sábados (Foto: Divulgação/TV Globo/Record/SBT)

Márcio Garcia, Geraldo Luís ou outro grande nome: a Record tem a faca e o queijo na mão para fazer a audiência dos sábados explodir

A televisão enfrenta um momento delicado durante a grade de programação aos sábados. No início dos anos 2000, diversos movimentos aconteciam entre emissoras para disputarem as melhores audiências do dia, mas agora parece que nenhuma dela pratica mais esse tipo de competição que existe naturalmente. Record, SBT e Globo passam por essa crise de conteúdo estão longe de lançarem bons conteúdos para a faixa da tarde.

É possível dizer que atualmente todos os canais abertos estão com programações fracas durante as tardes de sábado, sem inovações para haver aquela típica concorrência natural que ocorre desde os primórdios da televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A grade da Record, por exemplo, possui a partir do meio-dia o programa “The Love School”, o “Balanço Geral – Edição de Sábado” com Geraldo Luís, o “Cine Aventura” e o “Cidade Alerta”. Essa é a aposta do canal dos bispos há um bom tempo e dificilmente essa situação mudará nos próximos tempos.

Suas concorrentes também não possuem muitos produtos fortes. O SBT investe no “Sábado Série”, no “Programa Raul Gil” e agora no “Notícias Impressionantes”. A Band, por sua vez, exibe apenas três atrações durante a tarde, sendo elas o “Nosso Agro”, o “Band Esporte Clube” e o “Brasil Urgente”.

O investimento no jornalismo que já vai ao ar durante as tardes nos dias de semana também parece funcionar nos sábados para a Record e a Band, mas o problema é que os números nunca sobem. Para se ter uma ideia, a audiência média da Record no dia 4 de fevereiro não passou de 3,4 pontos nos dados consolidados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As concorrentes também passam pelo mesmo sufoco. O SBT registrou míseros 2,9 pontos de média no sábado e a Band fechou o dia com 1,5 ponto de média de audiência.

Existe um movimento que pode salvar a Record da fuga do público para o fim da tarde. A emissora possui grandes apresentadores que podem dar uma virada na carreira e assumir um programa aos sábados. No momento, é muito possível avaliar quais são os nomes que estão mal utilizados no campos do entretenimento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geraldo Luís comanda o “Balanço Geral – Edição de Sábado” (Foto: Reprodução/Record)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ASTRO DA PRÓPRIA CASA

Um deles é Geraldo Luís, que por anos foi a cara do ‘povo’ na Record e tinha uma série de matérias interessantes no “Domingo Show”. Vários desses momentos repercutem até hoje nas redes sociais e no YouTube, por exemplo. O apresentador garantiu boa audiência no tempo em que esteve no ar, à frente da atração.

Atualmente, o âncora comanda o “Balanço Geral Sábado”, que passa pouco tempo no ar e não explora todas as competências do apresentador. Em entrevista ao programa “A Tarde é Sua”, o jornalista chegou a dizer que o público sente falta de ouvir a sua voz aos domingos.

Mesmo que não tenha de volta a atração que o consolidou em meados dos anos 2010, Geraldo Luís também poderia ser uma boa aposta para os sábados, ganhando um programa de auditório, com tudo o que faz sucesso entre o público da tarde. Não existe grande concorrência na faixa, por isso seria muito interessantes a Record investir nesse projeto.

GLOBAL É O PRINCIPAL NOME

Há vários meses, o nome de Márcio Garcia surgiu na imprensa como favorito pela emissora dos bispos para fechar um contrato e estrear uma nova atração aos fins de semana. Antes da indefinição do contrato com Rodrigo Faro, o atual contratado da Globo era o favorito por muitos que se manifestavam nas redes sociais para retornar à emissora.

Sem um grande projeto na platinada e com programas que não empolgaram o público, o apresentador seria uma das grandes apostas dos bispos para brilhar aos domingos. Agora que Faro acertou de novo com a empresa, e poderá ganhar até o dobro do que ganhava anteriormente, seria necessário fazer um novo investimento com o artista.

Na semana passada, a Record emitiu um comunicado à imprensa afirmando que não fez nenhum tipo de proposta, ou negociou algum contrato com Márcio Garcia. O profissional explodiu no ar com o “Melhor do Brasil” entre 2005 e 2008, e logo foi ‘capturado’ pela Globo para ganhar seu próprio programa por lá.

Rodrigo Faro deixou a Globo e foi para a Record para comandar a atração de auditório, e fez ainda mais sucesso ao incorporar quadros como o “Dança Gatinho”. O problema é que a Globo ofereceu a Márcio Garcia um projeto, mas antes deu o protagonista da novela “Caminho das Índias” para ele, o que não foi nada bom já que o personagem de Rodrigo Lombardi se sobressaiu.

Garcia conseguiu comandar outros formatos, como o “Tamanho Família” e o “The Voice Kids”, mas nada que tivesse realmente sua cara. Agora, não existe nenhum outro tipo de projeto para ele, sobrando apenas a apresentação de mais alguma temporada do reality show musical, que tem três versões ao longo do ano.

Márcio Garcia no comando do “The Voice Kids” (Foto: Reprodução/TV Globo)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile