Sabina Simonato para SPTV e dá notícia envolvendo Renata Vasconcellos na bancada do JN
A jornalista Sabina Simonato, que está comandando o SP1, chamou ao estúdio Clara Velasco, para falar sobre fake news, inclusive uma delas envolvendo o Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, mas sempre há aquelas pessoas que usam dos benefícios para prejudicarem outras pessoas, com as notícias falsas.
Para isso, Sabina Simonato contou com a participação da repórter Clara Velasco, que explicou como descobrir se o que você lê na internet é verdadeiro ou não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Então já vou começar mostrando um exemplo de uma dessas mentiras que realmente fica difícil da gente já olhar e identificar”, começou a repórter.
Na televisão do SP1 estava mostrando uma notícia sobre as intenções de votos, onde Renata Vasconcellos aparecia na bancada do Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa imagem é print manipulado sobre pesquisa de intenção de votos do IPEC, está circulando bastante e já vou colocar nosso selo de fake, ela é mentirosa”. Nesse momento a comandante reforça: “Coloca mesmo, taca logo ai, fake”.
Em seguida, Clara Velasco explica do que se tratava a publicação: “É um vídeo manipulado, baseado em uma reportagem do Jornal Nacional, onde esse vídeo inverte os indicadores dos candidatos à Presidência da República”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Botox natural: Receitinha de Renata Vasconcellos acaba rugas e traz pele de bebê às 50+ em 2 passos
● Renata Vasconcellos confirma desfecho no JN após 10 anos e abre o jogo envolvendo Fátima Bernardes
● Renata assume segredo que escondeu por anos e revela o que faz todos os dias antes do JN: “5 minutos”
Por fim, busca explicar como as pessoas podem identificar quando uma notícia é verídica ou quando têm que denunciar, por se tratar de uma fake news.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Juntando a frase apelativa, ‘Resolveram falar a verdade’, e o pedido de compartilhamento, existe a possibilidade muito grande da mensagem ser falsa, como nesse caso era mesmo”, revelou a repórter.
Por fim, Sabina Simonato comentou sobre o ‘desconfiômetro’, que estava no maior nível de todos, indicando que a reportagem era falsa: “Desconfiômetro no nível máximo, a gente vê ai que a mentira foi na cara dura”, concluiu.