ALERTA!

Sabonete e shampoo PROIBIDOS pela Anvisa: A retirada às pressas de marca AMADA pelas mulheres

25/07/2024 às 22h44

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Shampoo e sabonete - Anvisa (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Famosa marca de shampoo e sabonete foram barradas pela Anvisa por apresentarem risco para seus clientes, principalmente as mulheres

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de determinados sabonetes e shampoos, gerando grande comoção entre as consumidoras. A decisão, que resultou na retirada imediata dos produtos das prateleiras, afetou especialmente uma marca muito popular e amada pelas mulheres.

Essa medida emergencial foi tomada devido à descoberta de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde, colocando em destaque a importância da segurança nos produtos de higiene pessoal.

Anvisa, Vigilância Sanitária
Desde 1999, a Anvisa é responsável pela fiscalização nacional, mantendo uma parceria com o Governo Federal sobre as questões de ordem e higiene (Foto: Agência Brasil)

A Anvisa é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Sua principal função é proteger e promover a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e comercialização de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.

Isso inclui medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, saneantes, produtos de saúde (como equipamentos médicos), e serviços de saúde.

Conforme informado pelo portal oficial do Governo Federal, através de uma publicação na seção da Imprensa Nacional, em 2018, a Anvisa vetou a produção, distribuição, divulgação, venda e uso do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional.

Este produto, fabricado pela Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não tinha registro ou notificação na agência.

Proibição

A ausência de registro na Anvisa também levou à proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L; e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5L.

Esses produtos são fabricados pela Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As empresas procederam com a retirada dos produtos do mercado.

As proibições foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em 19/07/2018, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.891, DE 16 DE JULHO DE 2018, para o The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional, e da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.892, DE 16 DE JULHO DE 2018, para o Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; Condicionador Ecco, 5L; e Sabonete Líquido Erva Doce, 5L.

Situação atual

Após investigações, até o momento não foram encontradas notas oficiais nem manifestações das empresas envolvidas.

No entanto, o espaço permanece aberto para que possam apresentar suas versões dos fatos.

De acordo com informações do portal ‘EconoData’, ambas as empresas continuam operando no mercado.

A empresa anteriormente conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora funciona sob o nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à Anvisa, acesse o site oficial e utilize a ferramenta de Ouvidoria para registrar sua queixa.

Alternativamente, você pode ligar para o número 0800 642 9782 ou enviar um e-mail para [email protected].

Anvisa
Anvisa proibição
Sabonete
sabonetes
Shampoo

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.