Sai nova sentença sobre processo de reconhecimento de Louro José por Ana Maria Braga
16/10/2018 às 13h31
Ana Maria Braga continua travando uma batalha judicial para ser reconhecida como a criadora do boneco Louro José, com quem trabalha há mais de 20 anos. A 3ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) já determinou que o processo seja julgado em São Paulo.
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Desde 2012 corre na justiça um processo no qual Ana Maria pede os direitos do boneco para ela. A apresentadora conta que ela foi a responsável pela criação do personagem em 1997, inspirado em um papagaio de sua família. A loira ainda alega que foi ela quem pediu, na época, que fosse confeccionado um papagaio com as respectivas características que foram ditadas por ela, e que mais tarde, se tornariam o grande companheiro de programa que é manipulado por Tom Veiga.
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O processo é movido por Ana Maria Braga contra dois artistas que alegam serem os donos da criação de Louro José. Atualmente, o valor da causa é de R$650 mil por danos morais.
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Somente os donos do boneco podem faturar com licenciamento de produtos do Louro José, e não existe a menor dúvida que trata-se de um grande sucesso. A apresentadora entrou com o pedido de registro do personagem na Escola de Belas Artes, porém, ela não foi considerada criadora do personagem, e os rapazes contratados que foram chamados na época para confeccionar o boneco, entraram com pedido para que o registro fosse cancelado, o que acabou gerando grande batalha judicial.
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A ESTREIA DO LOURO
Ana Maria estava apresentando o Note e Anote na Record, em 1997, quando a direção da emissora informou que ela precisava ganhar um parceiro. Foi aí que que surgiu o papagaio, manipulado por Tom Veiga desde 1997. Em 1999 o Loura migrou com a apresentadora para a Globo, se tornando um grande sucesso.
Autor(a):
Rogério Frandoloso
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.