Para quem está planejando a aposentadoria do INSS, temos uma excelente notícia. Você pode garantir o benefício em apenas 2 passos simples
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios. Como exemplo podemos citar o auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte. Entretanto, para quem ainda não garantiu a aposentadoria, temos uma excelente notícia.
Isso porque iremos te ensinar em apenas 2 passos simples. Para quem não sabe, estamos falando sobre a aposentadoria por tempo de contribuição. Segundo informações do portal Gov.com, trata-se de um benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, caso não tenha o tempo total necessário até o dia 13/11/2019, o INSS analisará a possibilidade de aplicar a regra de transição mais vantajosa. Aliás, as regras de transição tem como alvo quem já contribuía antes da aprovação da Reforma da Previdência, sendo criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício.
Algumas regras de transição:
- Idade progressiva: Para homens, é necessário ter 35 anos de contribuição e pelo menos 180 meses de carência, e para mulheres, 30 anos de contribuição e pelo menos 180 meses de carência.
- Regra dos pontos: A pontuação é a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2024, a pontuação mínima exigida é de 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens.
- Idade mínima: Em 2024, a idade mínima para aposentadoria é de 58 anos e 6 meses para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens.
1. Pedir o benefício
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “aposentadoria por tempo”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
2. Receber resposta
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
Qual a previsão de valor do salário mínimo para 2025?
De acordo com informações do UOL, o salário mínimo pode chegar a R$ 1.509 em 2025. Aliás, esse é o valor estimado pelo governo federal na proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), apresentada ao Congresso Nacional, e corresponde a uma alta de 6,87% nos R$ 1.412 do salário mínimo atual.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE